10 ótimas razões para ficar atento à sua postura sentado

 

Passamos boa parte do nosso dia sentados, isso acontece muito em virtude dos trabalhos modernos, geralmente ambientados em escritórios, mas também pelo conforto desta posição – não é à toa que todo mundo adora um sofá na hora de relaxar. A questão é que sem alguns cuidados esta posição pode trazer problemas, muitos deles sérios e extremamente prejudiciais à saúde. Em geral, as pessoas expõem-se a riscos que desconhecem, seja por sentar em uma posição inadequada ou, por motivos bobos, como, simplesmente, não saber regular a sua cadeira no ambiente de trabalho.

Para ajudar você a repensar seus hábitos, reunimos ótimas 10 razões e algumas dicas, claro.

 


Afinal, porque sentamos de maneira errada?

 

Uma das dificuldades de quem fica muito tempo sentado é o surgimento de vícios posturais, como usar a cadeira na altura inadequada, não apoiar as costas, sentar sobre uma das pernas, sentar na borda ou ficar inclinado, por exemplo. Uma falta de cuidado que causa dores lombares, degeneração de discos intervertebrais, tendinites, artrites, cefaleia tensional, problemas circulatórios, hemorroidas, artrite da região vertebral, desigualdade na altura dos ombros, bursite, entre outros.

Segundo o fisioterapeuta Leonardo Machado em entrevista ao programa Mais Você: “o corpo vai tentando buscar uma posição que seja mais confortável para ele. Se foge do alinhamento da coluna, vai trazer sobrecarga para os discos e as articulações, prejudicando todo o sistema.” A questão é se policiar o tempo todo e há motivos de sobra para isso.

 


Razões para rever sua postura

 

São inúmeras as razões para mantermos a postura sentados elas vão da saúde à produtividade no local de trabalho. Listamos aqui alguns problemas de saúde, e também, os pontos positivos de se manter a postura correta sentado (boas razões também valem).

 

1 – Dores nas costas, músculos e articulações 

No ranking dos problemas que mais atingem a população, a dor nas costas está em 2º lugar –  logo depois da dor de cabeça. De acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani a dor nas costas é uma das maiores epidemias do mundo e decorre na maior parte dos casos de uma má postura ao sentar.

Além das dores mais simples nas costas, a má postura é diretamente responsável por vários problemas de coluna, que se agravam de acordo com a frequência e o tempo em que a pessoa se encontra em postura inadequada, podendo causar dores não somente na coluna, mas na musculatura e nas articulações. Qualquer problema postural nos pés, ombros, na bacia ou no pescoço acaba refletindo na coluna e pode, até, transformar-se em uma lordose, escoliose ou cifose – problemas mais conhecidos. Sentar corretamente, além de evitar dores e doenças nas costas, também ajuda a amenizar as dores causadas pela tendinite, hérnia de disco e artrose, por exemplo.

 

2 – Dor de cabeça 

O que a dor de cabeça tem a ver com a postura? Tem muito a ver, sim. Vamos te explicar. A dor de cabeça, ou cefaleia, de origem cervical é mais frequente do que você possa imaginar. Tensão, estresse e ansiedade são os grandes vilões da dor de cabeça causada pela coluna, que irradia para a cabeça. Este tipo de cefaleia, geralmente, afeta apenas um lado da cabeça: mais precisamente na base da nuca ou até a região superior do olho. Embora seja menos comum que a enxaqueca, ela cabeça atinge de 15 a 20% de todos os tipos de dores de cabeça. Porém, depois de sofrer alguma disfunção traumática na coluna, 53% dos pacientes desenvolverão dor de cabeça de origem cervical. E o nível de estresse agrava ainda mais o fator de risco, isso porque aumenta a tensão muscular na região do pescoço e ombros. Normalmente a dor é moderada e afeta a maioria as mulheres. Além da dor ser de um lado, como citamos acima, pode também causar náuseas e sensibilidade à luz, o que gera dificuldade em diferenciá-la da enxaqueca.

Um fato curioso e importante é que a cabeça pesa em média 5 kg e, ao baixá-la para ler, por exemplo, sua coluna terá que suportar um peso como se a cabeça pesasse 13 kg. Isso pode provocar dor de cabeça, dor nas costas, nos ombros e até mesmo hérnia de disco.

 

3 – A famosa barriguinha

Uma das regras de ouro da ergonomia é nunca forçar demais uma parte do corpo. O peso tem que ficar distribuído entre os ossos e a força deve ser repartida entre os músculos, evitando tensionar em excesso uns e relaxar demais os outros. Ao manter as costas tensas de forma equivocada, por exemplo, os músculos do abdômen acabam se soltando. Resultado: vértebras se desgastam e a barriga, sem exercício, vai soltando-se e ganhando volume.

 

4 – Problemas nos órgãos

A postura errada afeta muito além das articulações, músculos e nervos, causando diversos problemas aos órgãos, provenientes da sua compressão exagerada:

Prisão de ventre – pode ser reflexo de um intestino esmagado pelo peso das costas.

Cálculos renais – as costas curvadas podem ser as culpadas pelos cálculos renais. Elas comprimem os rins, fazendo com que funcionem mal.

Má circulação – posturas erradas amassam as veias e atrapalham a circulação sanguínea, além de abafar os batimentos cardíacos.

Úlceras – Dentro de um estômago prensado, os ácidos da digestão atacam as paredes do próprio órgão, gerando desconforto e podendo resultar até mesmo em úlceras.

Problemas respiratórios – uma postura curvada faz com que seja absorvido menos oxigênio, pois comprime os pulmões. Há um risco até de desenvolver uma pneumonia.

Baixa de imunidade – Por causa dos órgãos esmagados, faltam nutrientes e oxigênio para o corpo, o que o deixa enfraquecido. A vítima fica mais propensa a pegar infecções.

 

5 – Aumente sua energia

Antes de virar sua quarta xícara de café para dar aquela animada, verifique como você está sentado. Às vezes, um pequeno alongamento e um ajuste na sua postura podem aumentar sua energia. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Biofeedback, sentado em linha reta você pode também previne a perda de energia e afasta sentimentos de depressão provenientes da má postura.

 

6 – Reduza o estresse

Sentar-se em linha reta quando você está se sentindo cansado, pressionado, ou estressado pode dar um fim a essas emoções negativas. Uma melhor postura também pode ajudar a aumentar sua disposição e produtividade, de acordo com estudo recente publicado na Health Psychology.

 

7 – Boa postura levanta sua autoestima

Um problema de baixa autoestima pode ser resolvido com postura, tanto em termos de atitude, como em termos ergonômicos. Pesquisas sugerem que quando exercemos a postura correta, tanto em pé quanto sentados, tendemos a ter um pouco mais de autoestima e acreditarmos mais em nossos próprios recursos, ao contrário de quando nos curvamos.

 

8 – Sentar em linha reta diminui sua insegurança

A postura pode ser o caminho para ter menos insegurança e emoções mais positivas, foi o que descobriram pesquisadores em seu ensaio. Da próxima vez que você tiver uma reunião importante, endireite os ombros e prepare-se para o sucesso!

 

9 – Aumento de produtividade

A postura correta permite que seu corpo dê sinais ao cérebro indicando que está em uma posição de poder, o que aumenta a testosterona e leva a um aumento na sua produtividade, relata a Revista Entrepreneur. “A quantidade de mudanças que você vê na testosterona quando as poses de poder estão envolvidas é parecido com o sentimento de se ganhar um jogo”, disse à revista Dana Carney, psicóloga e professora assistente cognitivo na Escola de Negócios Haas, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “A intensidade da mudança é a mesma”.

 

10 – Mais tranquilidade

Sentar-se em linha reta potencializa a entrada de oxigênio nos seus pulmões – em torno de 30%, de acordo com a revista Real Simple. Com uma boa postura, mais oxigênio entra no corpo e no cérebro, contribuindo para o aumento da energia mencionado e ajudando a respirar melhor, o que faz seu corpo relaxar.

 

 


Tenha uma postura correta sentado

 

Você já conhece os motivos para cuidar da postura, que tal algumas dicas sobre o que fazer pelo seu bem-estar?

Primeiro, para manter a boa postura sentado é importante ter os músculos fortes e suficientemente elásticos e por isso também é recomendado fazer alongamentos diariamente, em casa ou no trabalho, além de exercícios de fortalecimento muscular. Conheça outras boas dicas bem práticas que irão mudar seu dia a dia.

 

7 dicas para sentar com uma postura correta

7 dicas para sentar com uma postura correta

 

 7 dicas para manter a boa postura sentado: 

#1 Olhe para o centro da tela do computador e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever num computador. Utilize o Suporte para Monitor para ajustar o nível da tela, no caso do notebook o suporte é uma boa solução.

#2 Posicione os braços corretamente – os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho.

#3 Posicione os pés corretamente: Não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés apoiados no chão. É importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão (a flexão dos joelhos devem formar 90º).

#4 Posicione os ombros levemente para trás.

#5 Tenha uma cadeira adequada, de preferência com certificação de sua ergonomia.

#6 Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna. A lordose deve existir mesmo sentado e, ao ser observado lateralmente, a coluna deverá formar um suave S.

#7 Sente sobre os ossinhos do bumbum e volte o quadril levemente para frente.

 

Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais, os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.
Para sua postura na mesa de trabalho ficar 100% correta, são necessárias algumas adaptações para que seja possível o posicionamento correto do seu corpo.

 

 

Postura saudável = vida saudável

 

Apesar do preconceito de alguns, postura saudável e ideal não é cansativa, não requer muito esforço nem gera dor, pois respeita a configuração da coluna sem sobrecarregá-la. O que precisa-se é abandonar os vícios de postura para evitar doenças sérias e, inclusive, aumentar sua disposição e produtividade. Se parecer muito complicado, a dica é que se alterne entre a postura ideal e outras não tão saudáveis, mas sempre voltando à primeira. Assim, o corpo não é tão prejudicado e você vai acostumando.

E não deixe de curtir nossa fanpage facebook.com/reliza.brasil

 

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos