8 Erros Comuns No Ambiente De Trabalho

Após um dia de trabalho, é comum colaboradores reclamarem de dores em alguma região do corpo. Infelizmente, as doenças ocupacionais são mais comuns do que podemos imaginar. Em se tratando de coluna, por exemplo, 80% da população mundial terá um episódio de dor na lombar ao longo da vida. Postura incorreta à frente do computador, ausência de intervalos e atividades repetitivas tornam-se um grande risco ergonômico para a saúde física e psicológica do funcionário.

 


OS 8 ERROS MAIS COMUNS NA AUSÊNCIA DE ERGONOMIA

Com certeza em algum momento você deve ter cometido um dos erros que citaremos abaixo ou já viu seus colaboradores praticarem. É mais comum do que imaginamos sentar à frente do computador com uma postura totalmente inadequada. Pescoço inclinado para frente, coxas pressionadas sobre o assento da cadeira ou cotovelos inclinados para baixo são alguns exemplos praticados recorrentemente nas empresas.

E esses exemplos são chamados de riscos ergonômicos, que são circunstâncias que causam desconforto ao trabalhador, o que não necessariamente é preciso que ele esteja envolvido com acidentes graves, ou seja, toda possibilidade de incômodo que prejudique o desempenho das tarefas cotidianas é considerada um risco ergonômico.

E quais são esses erros? No infográfico abaixo listamos os mais comuns e que geralmente causam mais problemas à saúde e bem-estar do funcionário. Vamos a eles:

1 – COLUNA CURVADA: sentar da forma que deixe sua postura mais confortável é um dos primeiros erros que é identificado.  Facilmente encontram-se pessoas sentadas à frente do monitor com a lombar e pescoço curvados e ombros para frente. A falta de ergonomia favorece a postura incorreta, causando o comprometimento do sistema osteomuscular (LER/DORT).

A forma sugerida para sentar sem causar lesões é manter a lombar apoiada totalmente ao encosto da cadeira. Para isso, a cadeira deve oferecer sustentação à coluna.

2 – PESCOÇO INCLINADO PARA FRENTE: o monitor quando posicionado na altura incorreta, muito alto ou muito baixo, faz com que o pescoço se curve, causando dores na região.

Para evitar lesões e corrigir a posição do pescoço, o uso do Suporte para Monitor ou Suporte para Notebook é a sugestão ideal para corrigir a linha de visão e consequentemente manter o pescoço na posição correta.

3 – COTOVELOS PARA BAIXO: outro erro comum é deixar os cotovelos curvados para baixo. Esse gesto mantido pelo longo do dia força a região cervical, causando dores no fim do expediente.

Geralmente as mesas não têm a profundidade necessária para apoiar o antebraço sobre o tampo. Para auxiliar na correção o Apoio para Antebraço Ergonômico Reliza mantém os cotovelos apoiados corretamente.

4 – CADEIRA BAIXA OU ALTA DEMAIS: quando a cadeira está ajustada baixa demais, irá comprimir a parte posterior das coxas, próxima às nádegas, dificultando a circulação sanguínea. E quando a cadeira está alta, também fará a compressão das coxas, porém próximo ao joelho.

5 – PÉS SEM APOIO: em consequência das pernas estarem apoiadas de maneira inadequada, os pés tendem a ficar sem o apoio correto.

Os pés devem ficar apoiados totalmente no chão. Se não for possível, é necessário o uso de um suporte para corrigir e manter as pernas na posição que não comprometa o sistema osteomuscular da região, além de evitar a fadiga muscular. A sugestão é o uso do Apoio para os Pés Ergonômico Reliza.

6 – EXCESSO DE DOCUMENTOS: acumular itens em cima da mesa ou abaixo dela não permite a aproximação da cadeira à mesa, evitando que se mantenha a postura correta.

Evite deixar excessos abaixo da mesa. Deixe-a com espaço livre para aproximar a cadeira.

7 – COMIDA SOBRE A MESA: outro hábito comum é realizar as refeições na mesa de trabalho. Evite! Use do tempo de intervalo para levantar e permitir que os músculos relaxem da posição que se está por horas.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os artigos:

# OS MALEFÍCIOS DE COMER NA MESA DE TRABALHO 

# A SUA MESA ESTÁ CHEIA DE BACTÉRIAS

8 – ILUMINAÇÃO: cuidado com o excesso de luminosidade. Luz demais pode atrapalhar, pois causa reflexo ou sombras na tela do monitor, forçando a visão. A Norma Regulamentadora 17 (NR17) cita:

17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Confira o artigo completo: QUAL A MELHOR MANEIRA DE ORGANIZAR A MESA DE TRABALHO?

 

 

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