9 dicas para evitar o surgimento das varizes

Cerca de 38% das pessoas sofrem com varizes no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Muito além de ser só um problema estético, as varizes são um problema de saúde. Geralmente, as mulheres são as que mais sofrem, cerca de 45% da população feminina. A ocorrência mais comum é passar longos períodos em pé ou sentado durante o trabalho, ou ainda, fatores como a obesidade, tabagismo e o sedentarismo, além da grande vilã, a genética. Fique atento aos sinais e veja as dicas que preparamos para você.

 

O QUE SÃO VARIZES?

São veias dilatadas e deformadas de coloração púrpuro-azulada, que surgem quando o sangue que chega às pernas não consegue retornar ao coração. O nosso coração bombeia sangue para o corpo através das artérias e recebe de volta pelas veias, que já foi utilizado para nutrir os tecidos e agora está carregado de CO2. Por enfraquecimento muscular, ou ainda por outros motivos, as válvulas podem parar de funcionar e causar o retorno do sangue venoso às veias das pernas. O sangue que fica acumulado dilata os vasos, provocando inchaço e endurecimento das varizes.

As varizes podem ser de coloração avermelhada quando é somente estético, que são os vasinhos na fase inicial. Ou ainda, de cor azulada e saltadas, quando o caso já é mais avançado.

Neste segundo caso causam inchaço, cansaço e desconforto nas pernas.

As regiões afetadas geralmente são os membros inferiores, pernas e pés. Por isso, ficar em pé ou até mesmo sentado por longo período favorece o aparecimento de varizes. Isso porque nestas posições há ausência de circulação. Se elevarmos os pés, o coração fica para baixo, favorecendo o retorno sanguíneo. Aproveitamos para deixar uma dica especial: Apoio para os pés Magnético e Massageador. Ele auxilia na correção da postura e também no posicionamento das pernas e costas. Ou seja, além de corrigir a sua postura, auxilia na posição das pernas, não permitindo que elas fiquem muito baixas, trancando a circulação sanguínea na parte de trás das coxas. Com o apoio é possível desobstruir as veias femorais, evitando as varizes, inchaço, dores, formigamento e desconforto da musculatura da região.

 

QUANDO SURGEM?

O fator hereditário ainda é um dos grandes motivos que causam as varizes. Se há histórico na família, pai ou mãe, é sinal de que você também poderá ter. E torna-se 3 vezes mais possível em mulheres, porque grande parte dos hormônios estrógeno e progesterona enfraquecem a parede dos vasos sanguíneos. Mas não fique achando que somente isso pode contribuir para o surgimento. Uma vida sedentária, como estar acima do peso, fumar e má alimentação, eleva o risco do aparecimento. Alterações hormonais e também a gravidez contribuem para que as varizes se tornem um problema.

 

COMO PREVENIR?

prevenção ainda é a melhor maneira para evitar que as temidas varizes apareçam, independentemente se é ou no genético. Mesmo que alguém da sua família tenha, não torne isso uma desculpa para você não mudar seus hábitos e diminuir o risco de também desenvolver esta condição.

Abaixo listamos algumas dicas para você evitar o aparecimento:

 

1 – Mexa-se! Pratique uma atividade física

Movimentar o corpo ainda é o melhor remédio para evitar não só o surgimento das varizes como qualquer outra patologia. Você que acompanhou o blog já ouviu esse discurso diversas vezes, não é? E vamos continuar repetindo 😉
Caminhar ou correr ajuda na circulação e fortalece a musculatura da panturrilha, evitando o acúmulo de sangue nos membros inferiores. Os exercícios físicos também diminuem a pressão arterial, contribuindo no sistema circulatório.

 

2 – Cuide da sua alimentação

Comer de maneira saudável também pode evitar que as varizes apareçam. Uma dieta rica em gordura, sal e açúcar causam inflamações e a enfraquecimento da parede dos vasos. Além disso, uma alimentação calórica e pouco nutritiva afeta o fígado, que é responsável por filtrar o sangue e remover as impurezas.

 

3 – Olho na balança! Cuidado com os quilos a mais

Estar acima do peso aumenta a pressão dos membros inferiores, prejudicando o sistema circulatório. O coração precisa bater mais para poder levar sangue oxigenado para todo o corpo. Outro fator que favorece o surgimento das varizes é o acúmulo da gordura no abdômen, pois dificulta o retorno do sangue ao coração.

 

4 – Apague este cigarro!

Não só problemas no pulmão e outros malefícios que o tabagismo causa, mas também contribui para o surgimento das varizes. Das milhares substâncias que compõem o cigarro, a nicotina ajuda a potencializar a viscosidade do sangue, ou seja, o sangue se torna mais espesso, dificultando o bombeamento de volta para o coração.

 

5 – Desça do salto

Usar com muita frequência salto muito alto ou calçado apertado tende a mudar a maneira que se pisa, prejudicando a circulação. A panturrilha fica em uma posição que acumula sangue no local, não retornando ao coração. Busque variar entre saltos médios e baixos durante a semana e evite sapatos desconfortáveis.

 

6 – Atenção mulheres! 

O uso prolongado de anticoncepcionais também podem causar varizes. Isso porque existe alta dose de estrógeno e progesterona. Estes hormônios dilatam as veias e enfraquecem os vasos sanguíneos. Se você tem histórico de varizes na família, converse com o seu médico sobre outras opções.

 

7 – Pernas para cima

São só 15 minutos. Posicionar as pernas acima do nível do coração, pelo curto período ajuda a prevenir o aparecimento. Esta posição reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação do sangue. Pelo menos 1 vez ao dia é o recomendado, mas se você puder repetir mais de uma vez, melhor.

 

8 – Use meias de compressão

Sabia que as meias são grandes aliadas na prevenção? Pois é, isso porque elas diminuem a pressão da gravidade sobre os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do sangue ao coração. Também ajudam a evitar o inchaço e o cansaço nas pernas. Mas só use com orientação de um médico, pois para cada pessoa existe um tipo e tamanho diferente.

 

9 – Não fique muito tempo na mesma posição

Muitas horas em pé ou sentado impossibilita a circulação adequada do sangue. Quando se fica sentado com as pernas para baixo e sem movimentá-las dificulta o bombeamento do sangue para a parte superior do corpo, causando o acúmulo nas pernas. E a dica aqui é usar o apoio para os pés, como citamos acima. E se você senta de pernas cruzadas, torna ainda pior a situação. Tem post sobre o assunto aqui.
O mesmo ocorre quando ficamos por horas em pé. A pressão da gravidade na parte inferior dificulta a circulação. A dica é caminhar por alguns minutos: vá ao banheiro ou buscar água, por exemplo.

 

Mais informações sobre o nosso apoio para os pés magnético e massegeador em nossa loja virtual. Clique aqui.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

Curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil

Até a próxima semana.
Abraços

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos