A Distância Correta entre o Sofá e a TV

Pode confessar, mesmo contrariando os especialistas, assistir a sua série ou programa favorito largado no sofá é ótimo, não é? A maioria das pessoas acredita que ergonomia seja só para aplicar na área do trabalho, mas engana-se, uma postura correta ou a escolha de um produto também aplica-se em nossa vida pessoal. Por exemplo, você sabia que existe uma altura para instalar a TV e que também existe uma distância ideal entre o sofá e a TV? É sobre isso que vamos falar hoje, acompanhe.

É fato que quando escolhemos uma TV, com tantas opções no mercado, ficamos atentos para a tecnologia oferecida, smart TV, HD, 4K, digital, tamanho da tela, entre outros, mas esquecemos de alguns detalhes importantes, como: a metragem correta que deve haver entre a parede e o sofá. É fato que das dicas que iremos compartilhar com vocês nem todas são 100% aplicáveis em nosso dia a dia, sabemos que temos limitações de espaços em nossas casas ou apartamentos. Mas é preciso encontrar um meio termo, algo que seja viável e possível de você conseguir colocar em prática. Vamos lá?

POR QUE É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NA ALTURA QUE VAI INSTALAR A TV?

Se você passa algumas horas em frente a televisão, sem uma postura correta, equipamentos desalinhados, com certeza, você terá desconforto e até sentirá dores. A altura da tela está associado ao ângulo de visão. Uma tela muito baixa fará com que seu pescoço incline para baixo e também se for ao contrário, a tela muito alta, você terá que levantar a cabeça.

E QUAL A ALTURA IDEAL DA TELEVISÃO?

Existem órgãos internacionais que aconselham uma altura, como o SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers), que a linha dos os olhos toque a altura de 2/3 da tela. Outros indicam, e que é a mais usada, é entre 0,90 e 1,10m de altura, mas na prática você pode considerar o meio da tela na linha dos olhos.

Beleza, já sabemos que a altura da TV deve estar alinhada a linha dos olhos, mas e quanto ao sofá? Qual a distância ideal entre o aparelho televisivo e o sofá? Afinal, é nele que estaremos sentados confortavelmente para assistir aos nossos programas, séries e filmes.

Assim como escolhemos a televisão pela tecnologia, escolhemos o sofá pelo conforto e design, mas vai muito além disso. Sobre a escolha de um sofá ou poltrona, vamos preparar um outro post contando para vocês. Mas vamos voltar a metragem ideal.

Para quartos e salas pequenos recomenda-se telas com até 32 polegadas, já para quartos e salas maiores, pode-se escolher TVs entre 37 e 42 polegadas. A Ergotríade (Engenharia e Gestão de Ergonomia) sugere uma fórmula para calcular que tem como base um cálculo proposto pelo SMPTE. Multiplique o tamanho da TV, as polegadas, por 3,8. O resultado será a distância mínima indicada que o sofá deverá estar do televisor (o valor já é em centímetros).

Vale também considerar a nitidez enquanto você assiste, não deve gerar cansaço visual, considerando que ficamos horas a frente da tela.

Confira a tabela abaixo sugerida pela Ergotríade e verifique como estão instalados em sua casa.

distancia-televisao-tv-sofa-ergonomia-postura_Reliza

Ah! Aproveitando que você ficou com vontade de assistir TV, segue algumas sugestões de filmes inspiradores: http://bit.ly/filmesdecoracao

Curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil

Até a próxima 🙂
Abraços

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos