A Ergonomia Proporciona Conforto e Produtividade Para Jogadores Virtuais

Você é um gamer profissional ou conhece quem joga on-line com grande frequência? Essa turma que curte jogar passa até 10 horas em frente ao computador. É fato que ficar horas diante do monitor, causa dores e lesões no corpo a curto prazo e danos graves a longo prazo.

Na semana passada o site Tech Tudo abordou sobre o assunto e trouxe algumas informações interessantes sobre o tema, confira 🙂

Para proporcionar o uso saudável da tecnologia, grandes fabricantes investem em aparelhos ergonômicos para oferecer, além de maior conforto, uma alternativa para melhor produtividade. De acordo com Manuela Quaresma, coordenadora do Laboratório de Ergodesign da PUC-Rio, mouse (mousepad ergonômico) e teclados (apoio ergonômico para teclado) desenvolvidos com base na ergonomia são importantes e devem ser pensados principalmente para o bem-estar do usuário.

Também é importante que o jogador faça pequenas pausas, que contribuirá para a saúde física a longo prazo.

A Microsoft realizou uma pesquisa e constatou que, em média, as pessoas passam, 6 horas por dia em frente ao computador durante o horário de trabalho, sendo que, 46% perdem o foco devido a dores ou desconforto. Já os gamers profissional podem ficar até 10 horas diárias na frente do computador. Entre alguns dos problemas que podem ocorrer é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) causada por atividades repetitivas e também a tendinite.

Punho, dedos, coluna, pescoço, cotovelo podem sofrer com a falta de produtos ergonômicos, como cita Manuela: Caso o mouse seja muito alto, por exemplo, o usuário pode ficar sem apoio, ou com o antebraço desalinhado (apoio para antebraço). A cadeira, nesse caso, também é muito importante e, segundo Manuela, é sempre aconselhável que tenha sustentação para os braços, ajuste na altura e, principalmente, encosto.”

Confira as 7 dicas da especialista Manuela Quaresma e do gamer Kami, para um bom desempenho e conforto do uso do computador durante a maratona de jogos:

Segundo Manuela, a escolha dos equipamentos e produtos, depende de cada pessoa e atividade, mas vale lembrar que “é o produto que se adapta ao homem, e não o homem que se acomoda ao produto”.

1 – Cadeiras com encosto e ajuste na altura 
A cadeira precisa ser um dos itens mais confortáveis durante o uso do computador ou notebook.  Para isso, um modelo ergonômico precisa oferecer encosto e a maior possibilidade de ajustes, principalmente na altura. Em locais como escritórios, onde diferentes pessoas costumam usar a mesma cadeira, as adaptações são essenciais.
As nossas cadeiras e bancos estão de acordo com as exigências da NR17 – Ministério do Trabalho.

2 – Mouse de acordo com tamanho da mão e com menor tempo de resposta possível
É possível encontrar mouse de diversos tamanhos no mercado. O mais indicado é sempre aquele que fica melhor acomodado na mão do usuário, sem ser muito grande para uma mão pequena, por exemplo, para não forçar os dedos. Além disso, um modelo com menor tempo de resposta também pode ajudar.
Confira as opções de mousepad ergonômicos).

3 – Tela em uma altura confortável 
Esse ponto é muito importante para o pescoço principalmente. Com a tela em altura confortável, a tensão no corpo é menor, deixando o usuário mais confortável.
Opções de Suporte Monitor e para Notebook com regulagem de altura.

4 – Antebraço alinhado ao corpo
Nada de ficar com o braço muito aberto ou levantado. É indicado que o antebraço fique alinhado ao corpo, quase em um ângulo de 90º.

5 – Mouse e teclado no mesmo nível, um ao lado do outro
Algumas mesas de desktop oferecem um suporte para colocar o teclado (apoio ergonômico para teclado) e, em diversos casos, o mouse acaba ficando na parte de cima. É importante deixar os dois periféricos no mesmo nível.

6 – Teclado com teclas mecânicas e mais baixas, como as de notebooks 
É provável que você já tenha utilizado um teclado com teclas duras, que precisa apertar com força cada letra enquanto digita. Esses modelos geram um esforço desnecessário para os músculos e tendões, podendo provocar lesões.

7 – Fazer pausas e, se possível, um alongamento
Parar a cada duas ou três horas durante uma atividade em frente ao computador é essencial não só para o conforto e produtividade, mas também para a visão e a mente. O alongamento, esticando os braços e os dedos, também pode ajudar.

Bom jogo 😉

Fonte: Tech Tudo

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Até a próxima 🙂
Abraços

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