A importância de cuidar da Postura durante a Gravidez

Hoje queremos falar sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho para as gestantes. Se você está grávida ou conhece alguém, fique atento às dicas que vamos compartilhar com vocês que a nossa Fisioterapeuta Paola Arnold, da Elabore Saúde, preparou.

 

Sentir dores das costas durante a gestação é comum para as futuras mamães. Geralmente atinge de 50 a 75% das mulheres grávidas. O mais provável causador seja o útero. Ao passar dos meses, com o útero crescendo, o peso pode ser um motivador das dores, assim como também as mudanças hormonais. Isso porque os músculos abdominais ficam mais fracos e o centro de gravidade da gestante acaba sendo alterada, provando mudança na postura, forçando os nervos e a coluna. Já os hormônios alteram as articulações e ligamentos, deixando-os mais soltos, provocando instabilidade e dores ao andar, ficar de pé, ao sentar, ficar muito tempo sentada e ao dormir. As dores na lombar, devido à hiperlordose e ao inchaço nos membros inferiores, podem aparecer em qualquer momento da gravidez, mas o mais comum é nos últimos meses.

Diante de diversas dúvidas que todas grávidas têm, devido às dores na coluna que surgem, convidamos a nossa Fisioterapeuta Ergonomista Paola para responder algumas dúvidas comuns.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

As perguntas abaixo que serão respondidas são de uma de nossas leitoras. Confira:

Leitora: Existe algum exercício simples ou algo que poderia ser feito no local de trabalho que ajudaria a aliviar as dores?

Paola: Neste momento há bastante limitação de movimentos devido ao tamanho da barriga, então pode fazer alongamentos na própria cadeira para coluna lombar, membros inferiores (principalmente posteriores), onde se tem bastante encurtamento muscular. É imprescindível realizar pequenas pausas a cada hora trabalhada para alongamento e relaxamento da musculatura. Até mesmo o fato de levantar para tomar uma água ou pegar uma impressão auxilia no caminhar (promove o retorno venoso em membros inferiores). O PRINCIPAL CUIDADO é o apoio da coluna no encosto da cadeira, sentar com o bumbum bem atrás. Se continuar a dor, pode colocar uma almofada, auxiliando a manter a postura correta.

 

Leitora: Existe algum equipamento que poderia ajudar? 

Paola: Os pés devem sempre apoiar o chão (formando um ângulo de 90° com os joelhos), caso contrário, deve ser apoiado no apoio para os pés evitando dobrar as pernas, sentar sobre as pernas ou apoiar os pés no estrado da cadeira. Essas posturas não auxiliam no retorno venoso em membros inferiores, que no caso das grávidas já possui maior inchaço nas pernas. A Reliza possui este apoio para os pés (com regulagem de altura e inclinação). Eu uso e está aprovadíssimo 😃

 

Leitora: O ideal é se apoiar em algo na hora de levantar? Isso ajuda ou não faz diferença?

Paola: Devido às limitações de movimentos e cansaço muscular com mais facilidade, até mesmo tontura, pode sim se apoiar em algo ou pedir auxílio para alguém na hora de se levantar, caso se sinta mais segura.

 

Leitora: A altura da cadeira influencia em quê?

Paola: Dicas Ergonômicas na postura sentada:
:: Aproximar ao máximo da borda anterior da mesa de trabalho, observando se está apoiando adequadamente os braços sobre o tampão da mesa, sem que o cotovelo fique demasiadamente afastado do corpo (a mesa deve estar na altura dos cotovelos, se necessário aumentar a altura do assento da cadeira).

:: Verificar se o monitor está posicionado à sua frente numa distância entre 50 a 70 cm, promovendo melhora da postura de tronco e coluna cervical.

:: Você deve sentar corretamente apoiando a coluna dorsal no encosto da cadeira num ângulo de até 110° e joelhos a 90°, com os pés apoiados no chão ou no apoio para os pés.

:: Não coloque materiais (lixeira/CPU) embaixo da mesa, para evitar a restrição de movimentos dos membros inferiores.

 

Leitora: A postura correta evita sentir dores? Ou ela apenas ameniza? Como identificar na postura se está agravando essas dores ou não?

Paola: A postura correta evita as dores SIM. A prevenção é SEMPRE o melhor remédio. Caso você venha a ter todos os cuidados possíveis e ainda sentir dor vale a pena procurar seu médico. Somente ele poderá averiguar com mais detalhes essas dores e prescrever a melhor conduta possível para cada grávida. Eu sempre acabo indicando algumas sugestões bem importantes para meus clientes. Primeira coisa: se não tiver nenhum problema ou restrição perante seu médico, eu indico fazer PILATES GESTACIONAL, pois promove alongamentos constantes, trabalha postura, respiração correta, fortalecimento muscular e CONSEQUENTEMENTE AUXILIA NA POSTURA CORRETA NO TRABALHO. E a segunda dica são massagens relaxantes (principalmente na lombar e membros inferiores), assim como também a drenagem linfática (aliviando a retenção de líquido). O calor ajuda bastante na melhora do fluxo sanguíneo local, portanto bolsas de água quente ou até mesmo deixar a água quente do chuveiro cair sobre a coluna lombar, acaba aliviando essas dores.

 

Confira abaixo os produtos indicados pela nossa Fisioterapeuta:

apoio-pés-ergonômico-ergonomia_2_RelizaSuporte-Monitor-Office-Preto-Vidro-Fume-ergonomia_2_relizaAté a próxima semana.
Abraços

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos