Alimentação saudável no trabalho

 

Preocupados em cumprir prazos e entregar o trabalho, muitos sacrificam sua saúde, sem perceber. Observe no seu local de trabalho, como é comum, por exemplo, encontrar colegas que não têm horários fixos para se alimentar e acabam por substituir as principais refeições por lanches rápidos do tipo fast food, ricos em calorias e gorduras, ou pelo consumo de guloseimas, refrigerantes e petiscos, durante todo o dia.

Estes hábitos, além de prejudicarem o organismo acabam afetando até mesmo o desempenho no trabalho. O equilíbrio é sempre o melhor caminho, e para ajudar você a manter uma boa alimentação mesmo com uma vida corrida, separamos algumas dicas bem interessantes. Mas antes de anotar as dicas, assine a nossa news e receba muitas novidades.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

 


9 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO TRABALHO

 

1 – Tudo começa pelo café
Já no café da manhã, procure incluir alimentos saudáveis na sua refeição. Pão integral, granola e mel são boas opções pois fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição para realizar as atividades diárias. Inclua também frutas, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais.

2 – Leve lanches de casa
Existem inúmeras lojas especializadas em produtos orgânicos e integrais e prateleiras especiais para esses produtos no mercado. Em vez de atacar um pacote de biscoito recheado, aventure-se na seção de integrais e lights e escolha opções de snacks saudáveis. Você vai se surpreender com a variedade de sabores. Invista em sementes, oleaginosas (nozes, castanha de cajú, castanha do Brasil, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache) e frutas secas.
Se tiver geladeira no seu local de trabalho, outras opções interessantes são: iogurtes de soja ou desnatados, frutas in natura, sucos, chás e sanduíches naturais.

3- Evite os doces, açúcares e gorduras
Resista! Com o tempo você aprende a regrar a ingestão dessas guloseimas que em excesso só fazem mal. Doces e gorduras não precisam e não devem entrar na sua rotina de alimentação diária. Escolha um dia da semana para comer o seu doce ou a sua refeição favorita, isso dá um gás a mais para manter a alimentação regrada o resto da semana e você aproveita muito melhor a sua “refeição extra”.

4 – Hora do almoço
Evite as frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Que tal iniciar suas refeições por uma salada crua, temperada com azeite de oliva extra virgem, limão e alguma erva de sua preferência?

5 – Apele para a marmita
Há um tempo atrás, as marmitas eram motivo de vergonha para muitos. Bobagem. Hoje em dia, com o boom de conscientização da saúde e do fitness, as marmitas, que já eram amadas pelos fisiculturistas, são queridinhas de muita gente faz academia. O lado positivo é que você pode cozinhar seus alimentos com pouco sal e gordura, o que é difícil de controlar nos restaurantes.

6 – Relembrando: cuidado extra com a gordura
Comer alimentos gordurosos em grande quantidade torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho, especialmente se ficar muitas horas sentado em frente ao computador. Procure realizar refeições em pequenos volumes a cada três horas.

7 – Desligue-se
Hora de comer é hora de comer. Procure saborear bem a comida e mastigar bem os alimentos, nada de comer em frente ao computador enquanto trabalha. Isso dificulta o estímulo à saciedade e faz com que você coma mais sem perceber.

8 – Fome x ansiedade
A comida está muito ligada a um modo de obter uma rápida satisfação, então, para aliviar a ansiedade e estresse, alguns exageram na comida. Diversos aspectos emocionais estão envolvidos na vontade de comer, principalmente em momentos de tensão. Se ainda não faz umas 3 horas que você se alimentou, provavelmente não está realmente com fome. Beba água, escove os dentes, masque um chiclete, coma uma maça ou só respire fundo e pense “Estou mesmo com fome? Ou é apenas tensão e ansiedade?”

9 – Beba bastante líquido
Parece básico, mas muita gente teima em não seguir esta dica essencial para o bom funcionamento do corpo. Existem muitos motivos para beber água e manter-se hidratado. Seja na forma de água, sucos e chás naturais líquidos são fundamentais na qualidade de vida.

 

Alimentação saudável é um ótimo negócio

De segunda a sexta a rotina de trabalho costuma ser tão corrida que parece faltar tempo param almoçar com tranqüilidade ou comer um lanche a cada 3 horas. Mas isto é muito mais uma questão de hábito do que de matemática.
Na grande maioria dos empregos, realizar uma pequena pausa de 15 minutos para um lanche não trará uma demissão. Por isso não custa nada levar um sanduíche de casa, separar alguns biscoitos integrais, um potinho com castanhas, uma fruta. O que custará caro é o prejuízo que sua saúde sofrerá caso seja deixada de lado.

 

Clique aqui para conhecer nossa linha completa de produtos que ajudam a melhorar seu ambiente de trabalho e cuidar da sua saúde.

Abraço, e até a próxima semana!

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos