Alimente-se de forma saudável na correria do dia a dia

Praticar uma alimentação saudável para a saúde do corpo e da mente é essencial e você já sabe disso. Mas, na correria do dia a dia, será que consegue seguir uma dieta saudável e cuidar do seu corpo?

Com o trabalho e os estudos muitas vezes ocupando uma boa parte do nosso tempo, quase não sobra tempo para cuidar da saúde, seja praticando exercícios ou alimentando-se corretamente. Por isso, algumas dicas para você contornar a falta de tempo e manter uma boa alimentação são sempre bem-vindas.

Pensando nisso, o Terra separou algumas atitudes que pode te ajudar:

  • Parou para tomar um café com as amigas? Pegue apenas um expresso – esqueça chantilly, chocolate quente ou capuccino (que é feito com leite integral). Melhor ainda se preferir um suco natural ou apenas água;
  • Ao comer: procure sempre as opções por quilo, que possuem bufê com diversos tipos de salada e carnes magras (como peixe e frango). Wraps e sanduíches assados (ao invés dos hambúrgueres) são as melhores opções de lanche;
  • Sobremesa:  vá de salada de frutas ou então de frozen yogurt com frutas. Aqui, também vale a dica de preferir sempre acompanhamentos com frutas, pois é mais saudável e menos calórico;
  • Antes de sair: pão integral, salada de frutas, vitamina com iogurte sem açúcar e chá são exemplos do que pode ser consumido nesse horário;
  • Precisa sair voando? Pois opte por um iogurte com granola ou aveia e pedaços de fruta. Outra ideia é bater no liquidificador leite de soja ou de arroz com aveia e dois tipos de frutas;
  • Nos intervalos: para não correr o risco, deixe sempre na bolsa ou na gaveta do escritório uma barra de cereais e uma caixinha de suco light ou água de coco para quando a fome apertar. Nozes, castanhas e damascos são também boas opções de lanchinhos;
  • No cinema: se for de pipoca, peça um saco pequeno e tente dividir com a amiga. Deixe a manteiga de lado e não exagere no sal. Também opte por chás, água ou, no máximo, um refrigerante light pequeno. Doces devem ser evitados;
  • No jantar com o namorado: procure sempre as opções com carnes magras, legumes e saladas. Surpreenda-se com novos sabores;
  • Restaurantes: prefira ir a um mais saudável, como os de culinária japonesa. Se não der para fugir da pizzaria, pegue, no máximo, dois pedaços. Escolha sabores com atum, brócolis ou rúcula com tomate seco, sem queijos;
  • No happy hour: tudo é uma questão de troca. O ideal seria consumir sucos ou chás. No entanto, se você não vive sem a cerveja, beba duas latinhas, no máximo, e tome muita água depois;
  • Na praia: vá de picolés de frutas sem leite. Esqueça salgadinhos, frituras e lanches: prefira levar de casa alguns petiscos, como lanche com pão integral e patê de atum com maionese light ou cream chees light (não esqueça de colocar no isopor para não estragar). Outra opção são os caldinhos, como o de feijão ou frutos do mar.

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