As vantagens da ginástica laboral no trabalho

 

Muitas vezes, a constante exigência por produtividade, faz com que o funcionário se empenhe tanto no trabalho que acaba esquecendo de cuidar de sua saúde física e mental. Uma boa forma de criar um ótimo ambiente de trabalho, e reduzir os afastamentos por problemas de saúde é a Ginástica Laboral.

ginástica laboral contempla exercícios que ajudam a manter a postura correta, prevenir lesões por esforço repetitivo e aliviar o estresse. Apesar de, surgirem dúvidas em algumas empresas sobre a viabilidade de sua aplicação à rotina da organização, não há grandes mistérios, mas há, com certeza grandes vantagens. Conheça os principais benefícios da ginástica laboral e veja como é simples de implementar na sua empresa.

 


5 BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL

 

1 – Diminuição dos Afastamentos

Com o bom ambiente de trabalho e o aumento da atenção conquistados através da ginástica laboral, ocorre a redução do número de acidentes e afastamentos por problemas de saúde. A manutenção das pausas e dos exercícios físicos garante menor custo ao empregador que não terá que arcar com os tributos financeiros gerados por acidentes ou afastamentos médicos.

 

2 – Prevenção de Doenças Laborais

A postura inadequada na hora de trabalhar e as repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). As atividades físicas e alongamentos proporcionados pela ginástica laboral, previnem a ocorrência de diversas doenças relacionadas à rotina de trabalho.

 

3 – Redução da Fadiga

Uma das funções dos exercícios de ginástica laboral é a melhora do condicionamento físico, e com este melhor condicionamento vem o benefício da redução da fadiga e do cansaço no final do expediente. As pausas ocorridas para realização de alguns exercícios ao longo do dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores – e a fadiga mental.

 

4 – Alivio das Tensões

O alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam alívio para as tensões geradas no ambiente de trabalho. Assim, a ginástica laboral atua no alívio das dores musculares e proporciona um ambiente descontraído, desfazendo situações de estresse entre a equipe.

 

5 – Aumento da Produtividade

As pausas realizadas ao longo da jornada diária proporcionam bem-estar e aumentam o foco do trabalhador. Com isso, o funcionário se sente mais motivado e concentrado para desenvolver as atividades, aumentando sua produtividade.

 


Como implementar a ginástica laboral na sua empresa

 

A ginástica laboral pode ser praticada no próprio posto de trabalho de cada um, o que, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores e o caminho mais fácil é contratar uma empresa capacitada e especializada no assunto, que, vai cuidar de todas as etapas de implementação, realização e monitoramento da atividade. Geralmente, a empresa contratada fica responsável por organizar as aulas e adequá-las de acordo com a realidade e os objetivos da organização.

Caso a sua empresa não tenha disponibilidade financeira para contratar uma empresa terceirizada, existem alguns exercícios simples com os quais que você mesmo pode elaborar uma boa aula de ginástica laboral. O ideal é instruir os colaboradores que, além de participar do momento da ginástica em grupo, façam pequenas pausas durante o dia Confira no vídeo abaixo um exemplo de grupo de exercícios.

 


EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL

 

UMA BOA IDEIA: Compartilhe o vídeo com seus colegas de trabalho e sugira que os realizem ao longo do dia.

 


Exercite a saúde, o espírito de equipe e a produtividade da sua empresa

 

Como você viu, os benefícios da ginástica laboral são muitos e a implementação desta atividade na sua empresa requer um investimento muito baixo, ou investimento nenhum, desde que use sua criatividade na hora de montar as aulas. Lembre-se de pedir apoio dos líderes da empresa que, como bons líderes, terão a tarefa de incentivar e estimular os colaboradores a participarem das aulas, destacando os benefícios que a prática pode trazer.

Esta foi a nossa dica de ergonomia da semana. Esperamos que tenham gostado. Não esqueça, para manter a postura e a saúde da sua coluna, conte com a nossa linha completa de produtos.

 

Abraço, e até a próxima!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos