Cãibra: por que você sente e como a ergonomia pode evita-la

Quando você menos espera sente uma dor paralisante que dura alguns segundos ou minutos. Ela acontece geralmente a noite, no trabalho ou praticando alguma atividade física, sabe de quem estamos falando? Sim, é ela mesma, a cãibra. Mas afinal o que é esta dor insuportável, o que causa e como trata-la?

Para falarmos sobre os possíveis motivos de sentir a cãibra e o tratamento indicado, vamos primeiro entender o que é.

O QUE É CÃIBRA?

É uma contração muscular que acontece de maneira involuntária, súbita e dolorosa, geralmente causada por problemas vasculares decorrentes de esforço excessivo. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é comum acontecer nos músculos inferiores e maiores, como as panturrilhas. Mas também pode ocorrer em áreas como: coxas, braços, mãos e dedos dos pés.

O QUE CAUSA?

Existem alguns motivos que podem causa-la, como:
:: Excesso de exercícios e sobrecarga muscular.
:: Atividades de resistência: futebol, ciclismo, entre outros.
:: Exposição ao frio.
:: Doenças que causam problemas no fluxo do sangue, esclerose múltipla, doença renal e tireóide.
:: Em mulheres grávidas, principalmente nos últimos meses de gravidez, devido a diminuição de minerais como o magnésio e cálcio.
:: Falta ou excesso de cálcio, potássio e magnésio.
:: Desidratação.
:: Algumas doenças como: diabetes, cirrose hepática, parkinson, entre outras.
:: Ficar por horas em pé sobre uma superfície dura ou sentado por muito tempo durante o período de trabalho.

COMO PREVINIR? 

Estas contrações musculares não tem cura, mas é possível tomar alguns cuidados para que não ocorram crises com frequência.

:: Hidratação – beber líquido, de preferência água ajudar a manter os músculos hidratados, principalmente quando realizar atividade física.

:: Alongamento – alongar-se a noite antes de dormir ajuda a evita-las.

:: Alimentação – ter uma alimentação balanceada com a ingestão de frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

COMO TRATA?

A cãibra muscular não tem um tratamento específico, o importante é evitar que aconteça as contrações. Usar de analgésicos e anti-inflamatórios não tem utilidade eficaz para amenizar a dor, mas algumas ações são possíveis de realizar quando a cãibra acontecer, segundo o médico Drauzio Varela:

:: Alongamento e massagem – alongue e massageia a região com movimentos circulares para relaxar o músculo e aliviar a dor. Caso as construções aconteçam nas pernas, puxe os pés para trás com as mãos, você pode tentar fazer em pé ou mesmo sentado.

:: Calor – aplique calor sob o local, o aumento da temperatura ajuda no relaxamento dos músculos. Esfregue a região com as mãos para aquece-la.

caibra-contracao-muscular-dor-fadiga-tensao-trabalho-panturrilha-alongamento-massagem_reliza

DICA FINAL

Se você trabalha em pé:

Para você que exerce alguma função em seu trabalho que te expõe a movimentos repetitivos e com postura incorreta, como em: check-out, linha de montagem, estações de trabalho, áreas de embalagem, expedição, controladores de máquinas, professores, recepção de hotéis, postos de segurança, etc, é possível amenizar as possíveis cãibras com uma atenção especial aos fatores ergonômicos usando de produtos que proporcionarão postura correta e conforto, como é o caso do TAPETE ERGONÔMICO ANTIFADIGA. O objetivo deste tapete é eliminar as tensões e fadigas musculares e garantir o amortecimento ideal para o corpo que os pés não oferecem naturalmente. Além disso o Tapete Ergonômico ajuda a estimular a circulação sanguínea (ótimo para evitar as temidas cãibras) dos membros inferiores (pernas e pés) e também na região lombar das costas.

tapete-ergonomico-antifadiga-pes-pernas-cansaco-muscular-caibra_reliza

Se você trabalha sentado:

Agora se você trabalha por horas sentado, também pode sofrer com cãibras, por causa da posição incorreta das pernas. Se você senta de perna cruzada ou deixa as coxas pressionadas sob a cadeira, elas podem sofrer pela falta de circulação sanguínea, ocasionando possivelmente as contrações musculares. Sendo assim, para você que fica por horas sentado a dica é o APOIO PARA OS PÉS MAGNÉTICO. Além de corrigir a postura, previne varizes, formigamento, inchaço, desconforto e evita fadigas e dores musculares. O Apoio para os Pés tem esferas massageadoras, ótimo para ativar a circulação e desobstruir as veias femorais e também as pastilhas magnéticas, que contém os pontos de Reflexologia Podal (mapa de zonas reflexas da planta do pé), cada pastilha está posicionada em um ponto específico. O magnetismo promove o equilíbrio do fluxo energético do corpo, além de oxigenar e reabastecer as células.

apoio-para-os-pes-magnetico-pernas-caibra-contracoes-musculares-fadiga-tensoes-varizes_reliza

Você que curtiu o post de hoje, clica aqui embaixo e compartilhe 😉

E já segue a gente no Facebook? Curte lá www.facebook.com/reliza.brasil

Até a próxima semana.
Abraços 😀

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos