Checklist da Ergonomia: tudo o que você precisa saber para ter uma boa postura

Você que acompanha o blog ouve toda semana a gente falar de postura correta, sentar corretamente, os benefícios e produtividade da ergonomia para funcionários e empresa. Hoje resolvemos juntar tudo em um post só para você conferir, o que é preciso fazer durante seu dia de trabalho. Preparamos no Checklist da Ergonomia, um artigo recheado de dicas e informações importantes.

Afinal, conseguir lembrar de tudo nos dias de hoje, não está sendo uma tarefa muito fácil. O que dizer das nossos computadores cheios de post-it e agendas abarrotadas de anotações, não é?

Continue lendo e aproveite para salvar esse post nos seus Favoritos – quando acontecer de esquecer alguma das nossas dicas, é só consultar esse post sempre que precisar e encontrar facilmente as indicações sobre ergonomia.

 

 


POR QUE FAZER O CHECKLIST DA ERGONOMIA?

 

Primeiro vamos lembrar o que significa ergonomia. Segundo a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) define como:

 

“A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.” (2010)

 

E seu objetivo é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto.
É por meio desse checklist que você irá conseguir identificar o que você ainda não está fazendo e precisa por em prática em relação a ergonomia.

 

Os objetivos desse material são:

# Fornecer um material com informações importantes para verificação da sua postura diante a sua estação de trabalho.

# Verificar a sua aplicação.

# Gerar lembrança dos itens a serem aplicados durante o dia.

 

Esse checklist irá te ajudar a perceber se sua postura a frente do monitor está adequada, se você tem feito intervalos no tempo indicado, se você está usando os equipamentos ergonômicos, entre outros.

 


BENEFÍCIOS ERGONOMIA

 

Tanto para o bem-estar e qualidade de vida do trabalhador, evitando dores e lesões em algum momento, a empresa também tem benefícios oferecendo aos seus colaboradores condições adequadas de trabalho, ou seja, conforto e segurança.

 

Confira os 8 principais benefícios da ergonomia:

1. Evita doenças ocupacionais, como LER/DORT.

2. Proporciona postura correta, por meio de equipamentos ergonômicos.

3. Evita fadiga e cansaço excessivo.

4. Aumenta a produtividade.

5. Diminui o número de afastamentos.

6. Reduz sedentarismo.

7. Melhora o condicionamento físico.

8. Valorização do profissional.

 

Mas vamos ao que interesse, certo! Abaixo segue a lista que preparamos para você aplicar e sempre que precisar lembrar.

 


CHECKLIST COMPLETO DA ERGONOMIA  

 

Vamos começar pelos tópicos básicos, como:

# O que é Ergonomia
Ter conhecimento do significado é importante para estar atento as aplicações e até mesmo poder solicitar aos responsáveis o cumprimento da NR 17 na empresa. É lei. E estar alerta a fiscalização, é indispensável.

Clique aqui e entenda mais sobre ergonomia.

 

# O que é NR 17
Poucos têm conhecimento sobre o que é a Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho, e assim como saber o que é ergonomia, é importante também saber o que compreende essa norma.

Clique aqui e saiba sobre a NR 17.

 

# Postura correta para sentar
Afinal, o que é sentar corretamente? O que é preciso fazer para quem fica horas sentado, sem causar danos a lombar? Como devem ficar os braços e pernas, qual posição devem estar as costas apoiadas na cadeira para não sentir dor?

Clique aqui e saiba e veja as 6 dicas para ter uma boa postura sentado.

 

# A altura ideal do monitor
O computador já faz parte da nossa vida profissional e pessoal que dificilmente conseguimos realizar algo sem precisar dele. Seja pagar uma conta, fazer uma pesquisa de produto, buscar informações sobre algum assunto, além de estar diante de nos durante o expediente, seja gerando relatório, enviando e recebendo e-mails, agendado reuniões e tantas outras tarefas que exercemos e que necessitamos de um PC. Mas ficar 8 horas diárias a frente de uma tela requer atenção. Sua postura precisa de cuidados para evitar problemas nas costas, pescoço, braços.

Clique aqui e veja o problemas mais comuns e qual a altura ideal para usar o monitor.

 

# A postura correta e incorreta na frente do computador
O que de fato é certo e errado quando estamos sentados a frente do computador? Dúvidas são comuns do que pode ser adequado de como posicionar os braços, ombros, pescoço e pernas.

Clique aqui e verifique o que você deve por em prática na hora que estiver a frente do computador.

 

# A posição correta das pernas quando estiver sentado
E como estão suas pernas agora? Cruzadas, está sentado sobre elas, ou apoiadas na cadeira? Se no fim do expediente você tem sentido alguma dor, isso se deve ao má posicionamento ou a falta de um apoio para os pés.

Clique aqui e confira as dicas para posicionar as pernas sem causar dor.

 

# Trabalhar em pé causa diversos problemas ao corpo
Trabalha em pé por um longo período e sente dores nas pernas e joelho? Afinal, o que devo fazer para amenizar e evitar essas dores e não sentí-las durante o trabalho?
Não sobrecarregar um lado das pernas, equilibre o peso do corpo sempre nas duas pernas. Manter a coluna equilibrada evitar de forçá-la e provocar a dor. Além disso, outra dica é o uso do Tapete Ergonômico Antifadiga.

Clique aqui e veja as demais dicas e quais os benefícios do Tapete Antifadiga.

 

 

# A cadeira ideal para o trabalho
A sua cadeira pode dizer muito sobre essa dor que você sente na lombar, seja durante o trabalho ou após. Um assento adequado e confortável previne dores, lesões nas pernas, cervical e costas.

Clique aqui e conheça a dica sobre a Cadeira Ergonômica.

 

# Não sentar de pernas cruzadas
Segundo estudos passamos em média 11 horas sentados. Se desse tempo parte dele você fica de pernas cruzadas, imagina o quanto você está prejudicando a sua postura. Sentar com as pernas cruzadas traz diversos malefícios para a sua lombar, além de potencializar as varizes.

Clique aqui e veja porque você não deve mais sentar de pernas cruzadas.

 

# Corrigir a postura para não causar barriga
Sentimos em dizer que se você tem por hábito sentar corcunda a saliência que está aparecendo na sua barriga pode ser por causa da sua postura errada.

Clique aqui e saiba porque isso acontece e como evitar.

 

# O que você ainda está fazendo de errado que está prejudicando a sua postura
Diante de toda essa lista e ainda não sabe o que está certo ou errado na sua postura?

Clique aqui e veja o que pode ainda pode estar te prejudicando.

 

# Uma mesa organizada também é ergonomia
E se você acha que uma mesa organizada e limpa não significa ergonomia, volte ao primeiro tópico dessa lista. Sim, ter uma estação de trabalho adequado proporciona conforto e também melhora a produtividade.

Clique aqui e dê uma espiada nas dicas.

 

# A ansiedade pode estar prejudicando a sua postura
O que ser ansioso tem a ver com a postura? Tem muito relacionado entre essas duas situações, mais do que imaginamos, como por exemplo, dores musculares nos ombros, pescoço. Temos algumas dicas para você amenizar os problemas causados pela ansiedade.

Clique aqui e confira.

 

# A dor de cabeça pode estar relacionado a má postura
Aquela dorzinha chata que você tem sentido com frequência talvez seja a sua coluna na posição errada.

Clique aqui e confira os sintomas e causas prováveis.

 

# Ergonomia e produtividade e seus benefícios
Esse tópico da lista é para seu chefe. Diante de toda essa lista, se você ainda precisa ter argumentos para levar aos seus superiores da necessidade de ter uma estação de trabalho ergonomicamente adequada, enviei o link desse artigo para ele.

Clique aqui, confira, copie e cole, e envie para ele.

E a dica extra é de um gadget (dispositivo, nesse caso um dispositivo móvel) que hoje não largamos e estamos conectados a eles em tempo integral, o smartphone.

# Celular tem causado problemas sérios a postura
Clique aqui e veja os efeitos do uso exagerado do celular.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

De posse desse checklist, agora você poderá sempre que precisar dar uma espiada e conferir o que ainda não está sendo feito. Ah! Já salvou nos seus favoritos. Salve agora.

E aproveite para compartilhar com seus colegas. Escolha abaixo a rede social de sua preferência e repasse.

Motivos não faltam para você cuidar da sua postura e ficar atento a ergonomia durante o trabalho. Aproveite para navegar em nossa loja virtual e conhecer a linha completa em ergonomia. Acesse loja.www.reliza.com.br

E antes de finalizar, se você clicar aqui, terá uma versão especial do checklist da ergonomia disponível para impressão ou pode ainda clicar com o botão do lado direito do mouse e salvar a imagem abaixo.

 

Até a próxima semana.

2 comentários

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos