COMO CONQUISTAR A CERTIFICAÇÃO ABVTEX

 

Não é nenhuma novidade que grandes players do varejo têxtil terceirizam a confecção para outras empresas, e isto significa uma grande oportunidade para que estas cresçam com uma demanda garantida. Mas, para qualificar-se como uma opção válida para esta cadeia produtiva, é essencial que sejam cumpridas uma série de exigências como a obtenção da certificação ABVTEX.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

Lançado em 2010, o Programa ABVTEX é liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa as principais redes varejistas de moda, incluindo vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis para o lar (cama, mesa, banho e decoração). O objetivo principal é promover as melhores práticas comerciais em toda a cadeia de valor da moda.

Saiba mais sobre o programa e confira algumas dicas para conquistar a certificação ABVTEX e garantir oportunidades para sua empresa.


OBJETIVOS DO PROGRAMA ABVTEX

 

O programa resulta da preocupação das varejistas e dos consumidores pela origem de fabricação do produto que comercializam e consomem, respectivamente. Seu objetivo é permitir às grandes empresas varejistas controlarem fornecedores e subcontratados acerca do cumprimento de aspectos relacionados à responsabilidade social, relações de trabalho e sustentabilidade dos negócios, abrangendo questões como combate ao trabalho análogo, o escravo e o trabalho infantil, e garantia de condições de trabalho dignas.

Depoimento de quem já possui a certificação ABVTEX. Assista:

 


EXIGÊNCIAS

 

A lista de exigências é gigantesca, mas totalmente válida e coerente. Cada exigência tem o seu porquê dentro da lógica do Programa ABVTEX e todos estão conectadas pelo mesmo objetivo de garantir que não há nenhum tipo de abuso ou ilegalidade em cada etapa da cadeia produtiva. Vivemos uma época em que empresas e consumidores tem interessem em conhecer como os produtos são feitos e se o processo todo está correto.

PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS:

:: Formalização da empresa
A empresa deverá estar juridicamente constituída, de acordo com a legislação brasileira.

:: Trabalho Infantil
A empresa não deve se envolver com ou apoiar a utilização de trabalho infantil (menores de 16 anos – exceto na condição de aprendiz). No caso de empregar menores entre 16 e 18 anos, deve ser respeitado o que está estabelecido pela legislação brasileira (CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas).

:: Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo
A empresa não deve se envolver com ou apoiar a utilização de trabalho forçado ou análogo ao escravo, caracterizado como: Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto (Redação dada pela Lei n. 10.803, de 11.12.2003)

:: Saúde e Segurança do Trabalho
A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e higiênico, tendo presente os conhecimentos preponderantes da indústria, assim como qualquer perigo específico. Serão tomadas medidas práticas para seguir as Normas Regulamentadoras, realizar a prevenção de acidentes e danos à saúde que possam surgir, associados ou causados pelos perigos inerentes ao ambiente de trabalho.

:: Liberdade de Associação
Os trabalhadores devem ter o direito de unir-se ou constituir sindicatos por própria escolha e realizar negociações coletivas. Os representantes dos trabalhadores não devem ser discriminados e devem poder exercer suas funções representativas em seu lugar de trabalho.

:: Horas Trabalhadas
As horas trabalhadas (incluindo horas extras) devem ser realizadas e pagas de acordo com a base legal nacional, ou conforme definido em convenção coletiva.

:: Abuso e Assédio
É proibido o abuso físico ou disciplinar; a ameaça de abuso físico, sexual ou outro tipo de assédio; o abuso verbal e outras formas de intimidação.

:: Trabalho Estrangeiro Irregular
A empresa não deve se envolver com ou apoiar a utilização de trabalho ou serviço que seja extraído de qualquer pessoa cuja situação de residência e trabalho no Brasil não esteja regularizada junto aos órgãos competentes.

:: Discriminação
A empresa não deve se envolver com ou apoiar a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, idade, gravidez, associação a sindicato ou filiação partidária

:: Monitoramento de Cadeia Produtiva e Meio Ambiente
Com a certificação ABVTEX seus clientes saberão que as horas trabalhadas (incluindo horas extras) dos seus colaboradores são realizadas e pagas de acordo com a base legal nacional, ou conforme definido em convenção coletiva.

O documento completo do Programa ABVTEX você encontra aqui.

 


PASSO A PASSO PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO ABVTEX

Basicamente, podemos dividir o passo a passo para obter a certificação ABVTEX em 4 etapas.

1 – Diagnóstico
Diagnóstico de como funciona a cadeia produtiva de sua empresa e quais os problemas que devem ser resolvidos.

2 – Mudanças e Restauração
Reestruturação para que a sua empresa se adeque aos requisitos da certificação ABVTEX.

3 – Auditoria
Depois de todo o processo de reestruturação inicia a auditoria. Em que será checado se a empresa está apta a obter a certificação ABVTEX.

4 – Certificação
Com a empresa atendendo todos os requisitos exigidos, se obtém a certificação ABVTEX.

 

# O PASSO A PASSO COMPLETO VOCÊ PODE CONFERIR NESTE LINK.

 


A RELIZA APOIA VOCÊ

Temos diversos produtos para auxiliar empresas de todos os ramos na adequação de seu ambiente de trabalho às normas regulamentadoras. No segmento da moda não é diferente e um produto essencial para estas empresas é o Tapete Antifadiga, que alivia o estresse dos muitos funcionários que trabalham em pé. O Tapete Antifadiga é item exigido pelas normas regulamentadoras e essencial para obtenção da certificação ABVTEX. Nosso tapete traz vantagens ainda para a produtividade da empresa, confira em detalhes.

Como funciona?

O Tapete Ergonômico Antifadiga Reliza é composto por tipos de borrachas especiais com densidades e formatos específicos, voltadas a reduzir o impacto nas articulações e aumentar o conforto do usuário, formando uma camada macia entre o chão duro e os pés. A função ergonômica do Tapete Antifadiga Reliza foi previamente aprovada por profissionais da área de medicina e fisioterapia do trabalho.

Esta adequação ergonômica é fundamental para pessoas que trabalham em pé durante jornadas diárias, visto que o corpo humano não foi feito para passar longos períodos sustentando todo seu peso sem as adequações necessárias. Além de sua função de amortecimento, o tapete ajuda a estimular a circulação sanguínea dos membros inferiores (pernas e pés) e também na região lombar das costas.

Características gerais:

:: Produto com Laudo Ergonômico aprovado por profissional de Fisioterapia do Trabalho, de acordo com as regulamentações vigentes
:: Superfície com textura antiderrapante estilo ‘moeda’ (circular)
:: Bordas com inclinação negativa natural para evitar tropeços
:: Produto impermeável
::
Estimula a circulação sanguínea e previne cãibras
:: Aumenta produtividade e rendimento dos colaboradores
:: Reduz a fadiga muscular, diminuindo drasticamente o risco de lesões e afastamentos
:: Alta durabilidade– fabricado com materiais de qualidade
::  Protege pisos contra objetos derrubados e líquidos derramados
:: Garantia de 1 ano direto de fábrica (Reliza).

Ideal para as mais variadas funções realizadas em pé: check-out, linha de montagem, estações de trabalho, áreas de embalagem, expedição, controladores de máquinas, postos de segurança etc.

SOB MEDIDA – Precisando de um tamanho personalizado é possível fazer o tapete do tamanho e formato desejado.

 


CERTIFIQUE SEU SUCESSO E PRODUTIVIDADE

Muitos empresários têm reclamado e acham um exagero o que a ABVTEX vem pedindo. Entretanto, ao implementar o que exige o programa ABVTEX percebem que ganham mais do que um selo e oportunidades de expandir seu mercado, pois, com as adequações ganham, ainda, uma empresa mais organizada, com ações são mais efetivas, e os menos riscos, uma vez que obrigam a fiscalização constante. A certificação ABVTEX eleva a empresa para um nível organizacional mais profissional, que traz sacrifícios, sim, mas traz, também, uma evolução de toda a cadeia produtiva do mercado da moda.

Esperamos tê-lo ajudado com nosso artigo. Se precisar de qualquer auxílio ou produto ergonômico como o Tapete Antifadiga, basta acessar nossa loja. Lá você encontra uma linha completa com acessórios de ergonomia, informática e neoprene.

Abraço e até a próxima semana!

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos