COMO A ERGONOMIA PODE GARANTIR UM FUTURO SAUDÁVEL AO COLABORADOR

 

Todo colaborador tem as suas “manias” posturais, a função da ergonomia está no desenvolvimento e aplicação de técnicas capazes de adaptar o homem ao seu ambiente de trabalho, a fim de assegurar conforto, segurança e bem-estar. Acontece que, a grande maioria das pessoas, acaba não dando a devida atenção quando falamos em ergonomia, isso por falta de conhecimento sobre os perigos que correm e pelo fato de que muitos dos problemas de saúde decorrentes da falta de ergonomia não tem reflexo imediato.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas terão pelo menos duas crises de dor intensa na coluna durante a vida. Entre as muitas doenças que afetam nossa coluna, muitas vão se manifestar após um período acumulativo de má postura.

Mesmo que o colaborador não esteja preocupado, o papel da empresa é pensar no seu futuro e certificar-se de que adota todas os cuidados essenciais. Confira as doenças que a ergonomia ajuda a evitar e entenda como ela garante um dia a dia e um futuro saudáveis para seus colaboradores.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


1 – Prevenção de dores nas costas, músculos e articulações

No ranking dos problemas que mais atingem a população, a dor nas costas está em 2º lugar –  logo depois da dor de cabeça. De acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani a dor nas costas é uma das maiores epidemias do mundo e decorre na maior parte dos casos de uma má postura ao sentar.

Além das dores mais simples nas costas, a má postura é diretamente responsável por vários problemas de coluna, que se agravam de acordo com a frequência e o tempo em que a pessoa se encontra em postura inadequada, podendo causar dores não somente na coluna, mas na musculatura e nas articulações. Qualquer problema postural nos pés, ombros, na bacia ou no pescoço acaba refletindo na coluna e pode, até, transformar-se em uma lordose, escoliose ou cifose – problemas mais conhecidos. Sentar corretamente, além de evitar dores e doenças nas costas, também ajuda a amenizar as dores causadas pela tendinite, hérnia de disco e artrose, por exemplo.

2 – Evita a famosa “barriguinha”

Uma das regras de ouro da ergonomia é nunca forçar demais uma parte do corpo. O peso tem que ficar distribuído entre os ossos e a força deve ser repartida entre os músculos, evitando tensionar em excesso uns e relaxar demais os outros. Ao manter as costas tensas de forma equivocada, por exemplo, os músculos do abdômen acabam se soltando. Resultado: vértebras se desgastam e a barriga, sem exercício, vai soltando-se e ganhando volume.

3 – Mantém a saúde até dos órgãos

A postura errada afeta muito além das articulações, músculos e nervos, causando diversos problemas aos órgãos, provenientes da sua compressão exagerada:

Prisão de ventre – pode ser reflexo de um intestino esmagado pelo peso das costas.

Cálculos renais – as costas curvadas podem ser as culpadas pelos cálculos renais. Elas comprimem os rins, fazendo com que funcionem mal.

Má circulação – posturas erradas amassam as veias e atrapalham a circulação sanguínea, além de abafar os batimentos cardíacos.

Úlceras – Dentro de um estômago prensado, os ácidos da digestão atacam as paredes do próprio órgão, gerando desconforto e podendo resultar até mesmo em úlceras.

Problemas respiratórios – uma postura curvada faz com que seja absorvido menos oxigênio, pois comprime os pulmões. Há um risco até de desenvolver uma pneumonia.

Baixa de imunidade – Por causa dos órgãos esmagados, faltam nutrientes e oxigênio para o corpo, o que o deixa enfraquecido. A vítima fica mais propensa a pegar infecções.

4 – Aumento da energia

Antes de virar sua quarta xícara de café para dar aquela animada, verifique como você está sentado. Às vezes, um pequeno alongamento e um ajuste na sua postura podem aumentar sua energia. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Biofeedback, sentado em linha reta você pode também previne a perda de energia e afasta sentimentos de depressão provenientes da má postura.

5 – Redução do estresse

Sentar-se em linha reta quando você está se sentindo cansado, pressionado, ou estressado pode dar um fim a essas emoções negativas. Uma melhor postura também pode ajudar a aumentar sua disposição e produtividade, de acordo com estudo recente publicado na Health Psychology.

6 – Melhora na autoestima

Um problema de baixa autoestima pode ser resolvido com postura, tanto em termos de atitude, como em termos ergonômicos. Pesquisas sugerem que quando exercemos a postura correta, tanto em pé quanto sentados, tendemos a ter um pouco mais de autoestima e acreditarmos mais em nossos próprios recursos, ao contrário de quando nos curvamos.

7 – Aumento de produtividade

A postura correta permite que seu corpo dê sinais ao cérebro indicando que está em uma posição de poder, o que aumenta a testosterona e leva a um aumento na sua produtividade, relata a Revista Entrepreneur. “A quantidade de mudanças que você vê na testosterona quando as poses de poder estão envolvidas é parecido com o sentimento de se ganhar um jogo”, disse à revista Dana Carney, psicóloga e professora assistente cognitivo na Escola de Negócios Haas, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “A intensidade da mudança é a mesma”.

8 – Mais tranquilidade

Sentar-se em linha reta potencializa a entrada de oxigênio nos seus pulmões – em torno de 30%, de acordo com a revista Real Simple. Com uma boa postura, mais oxigênio entra no corpo e no cérebro, contribuindo para o aumento da energia mencionado e ajudando a respirar melhor, o que faz seu corpo relaxar.

 


Conheça 4 ótimas soluções para manter a postura e cuidar da saúde

Agora que você já está muito ciente de alguns dos benefícios da ergonomia, que tal conferir 4 dicas de produtos que ajudam na tarefa de manter a postura e farão toda a diferença no cuidado com a saúde?

 

1 SUPORTE PARA MONITOR 

Com nosso suporte é possível regular o monitor na altura certa, mantendo a cabeça e pescoço alinhados, lembrando que os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão.

 

BENEFÍCIOS:

1. Corrige a posição do pescoço e da coluna

2. Evita dores no pescoço e na lombar

3. Eleva a tela do monitor na altura ideal

4. Evita a fadiga muscular

5. Possui Laudo Ergonômico em conformidade com a NR 17 (Norma Regulamentadora – Ergonomia do Ministério do Trabalho)

 

2 SUPORTE REGULÁVEL PARA NOTEBOOK

Nosso Suporte para Notebook garante a postura ideal em qualquer situação.

 

BENEFÍCIOS:

1 – Correção da linha de visão do usuário à tela do notebook

2 – Alívio do esforço sobre a região cervical

3 – Prevenção a fadiga na lombar, nuca e pescoço

4 – Livre circulação do ar abaixo do aparelho (refrigeração)

5 – Alívio do calor excessivo dos componentes internos ou ainda o superaquecimento

 

3 APOIO PARA ANTEBRAÇO

 

A forma como se utiliza o mouse interfere bastante na coluna. O uso correto do mouse necessita que o braço esteja reto. Fazer essa correção de postura e mantê-la, não é algo simples e não é fácil de se conseguir sem o Apoio para Antebraço Ergonômico.

BENEFÍCIOS:

1 – Evita fadigas musculares

2 – Alivia a tensão do pescoço

3 –  Melhora a irrigação sanguínea

4 – Prevenção de doenças ocupacionais (LER/DORT).

5 – Magnético: com magnetismo permanente, ele promove o equilíbrio do fluxo energético e magnético do corpo

Fique Atento! Para que o posicionamento do seu braço esteja correto, toda a base do antebraço deve estar apoiada sobre uma superfície reta e plana. O seu antebraço não deve estar angulado e mal posicionado, pois o seu punho ficará tensionado, bem como a região muscular da nuca, ombros e pescoço, e sua circulação sanguínea nessa região será prejudicada.

 

4 APOIO PARA PÉS

O não uso do apoio de pés pode causar má circulação, inchaço, varizes, formigamento, adormecimento, dores nas pernas, fadiga muscular e até lesões a longo prazo. Temos o produto perfeito para ajudar você a proteger seus colaboradores e aumentar a produtividade, nosso Apoio para Pés ErgoLight.

BENEFÍCIOS:

1 – Auxilia na correção da postura em frente ao computador, posicionando as pernas e as costas nas angulações corretas;

2- Inclinação Ajustável – Apresenta três níveis de regulagem de inclinação da plataforma, adequando-se a necessidade do usuário;

3 – Facilita a circulação sangüínea nas pernas, desobstruindo as veias femorais. Ajuda na prevenção varizes, inchaço, formigamento e desconforto na musculatura das pernas;

4 – Contribui para o aumento de produtividade no trabalho, evitando que o usuário sinta fadiga muscular nas pernas devido ao mal posicionamento;

 

Dicas que valem muito a sua leitura:

# GUIA FÁCIL PARA MANTER A POSTURA EM 2018

# 6 DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA SENTADO

 


Ergonomia: pelo presente e futuro de todos

 

Siga sua consciência e seja um protagonista da sua saúde e da saúde dos seus colegas, tendo a ergonomia como parceira para contribuir na relação entre o ser humano e o meio de trabalho, proporcionando o conforto necessário para uma maior produtividade e um futuro com mais qualidade de vida.

Conte com a Reliza para encarar esta tarefa, acesse nossa loja virtual e encontre tudo que precisa para manter a ergonomia da sua empresa em dia.

Até a próxima semana. Abraços!

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos