Como me acostumar usando produtos ergonômicos?

 

Você recebeu algum produto ergonômico para usar na empresa? Deve estar pensando em como irá se acostumar, não é? Já nos deparamos com diversas situações que trabalhadores “boicotam” o produto por acharem ruim o uso no início. Toda fase de adaptação requer esforço e disciplina. Depois que passa o estágio de adequação você verá que a ausência de ergonomia faz falta na estação de trabalho.

É comum notarmos grande resistência das pessoas em utilizarem produtos ergonômicos principalmente para regiões das mãos e braços, que são as partes mais ativas em frente ao computador. O ângulo de digitação e a movimentação do mouse geralmente usado pelos usuários são as mãos para baixo e anguladas – de baixo para cima. A figura abaixo ilustra a maneira incorreta usada frequentemente.

posicao-postura-errada-pulso-mousepad-ergonomico_reliza

Quem acompanha o blog semanalmente sabe que falamos com frequência sobre o que é ergonomia, pois nossa ideia é conscientizar as pessoas da importância que se tem da aplicação do trabalho humanizado. Por isso que a cada post novo gostamos de reforçar o conceito de ergonomia, que é o estudo da relação entre o homem e o meio laboral. Mais especificamente a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) define como: “o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Que tem como objetivo promover a qualidade de vida e o conforto para os trabalhadores, proporcionando melhor desempenho no ambiente de trabalho, reduzindo a fadiga, evitando doenças e possíveis acidentes.

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

Se você é novo por aqui, abaixo listamos alguns posts que detalhamos mais sobre o assunto. E assine a nossa news, acima, para receber os conteúdos em primeira mão.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ERGONOMIA
VOCÊ SABE O QUE É VERDADE OU MITO SOBRE ERGONOMIA?
BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO PARA O FUNCIONÁRIO E A EMPRESA

Entre tantos produtos ergonômicos que são boicotados pelos trabalhadores estão o Mousepad Ergonômico e o Apoio para Teclado Ergonômico. O Mousepad, por exemplo, os usuários viram com a base ergonômica de lado, ou seja, o punho não fica apoiado na base, pois segundo relatos, incomoda. Como falamos inicialmente é comum sentir o desconforto no começo. Mas assim como o corpo ficou acostumado na postura errada, irá se adaptar à postura correta, quando usado corretamente, à maneira que vai sendo utilizado. É uma questão de hábito! 😉

No caso do uso do Mousepad e do Apoio para Teclado Ergonômico é importante destacar que você estará protegendo seus pulsos e braços contra LER e DORT. LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente nos membros superiores. O trauma causado pelo esforço repetitivo no aparelho locomotor do corpo está relacionado à falta de postura e de equipamentos ergonômicos ou o mal uso destes equipamentos, como estamos relatando hoje.

AFINAL, QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MOUSEPAD E APOIO PARA ANTEBRAÇO ERGONÔMICO?

# MOUSEPAD ERGONÔMICO

Além de prevenir doenças ocupacionais como a LER/DORT e ser um produto ergonômico em conformidade com a NR17 (Ministério do Trabalho), o Mousepad também é:

>> Mais higiênico – o material resistente à poeira, manchas e proliferação de bactérias. É de fácil limpeza.
>> Área de circulação do mouse desenvolvida em neoprene – toda a área de circulação do mouse foi desenvolvida em neoprene, revestida com uma delicada camada de poliéster, que favorece os movimentos precisos ao utilizar o mouse.
>> Base antiderrapante – a parte inferior (apoiada na mesa) possui textura antiderrapante, evitando que o mousepad deslize e atrapalhe a performance dos movimentos.
>> Produto resistente e de longa vida útil – o material utilizado na fabricação do Mousepad Ergonômico, possui vida útil superior. Foi desenvolvido para resistir ao uso diário e intenso pelo usuário, o que resulta em uma vida útil muito maior do produto, sem se deteriorar.

mousepad-ergonomico_reliza

# APOIO PARA TECLADO ERGONÔMICO

Também tem como benefícios e características:

>> Evitar a fadiga muscular.
>> Possibilitar o posicionamento correto do antebraço em mesas com espaço limitado.
>> Contém 8 pastilhas magnéticas – o magnetismo é permanente e promove o equilíbrio do fluxo energético e magnético do corpo, além de oxigenar e reabastecer energicamente as células.
>> Contribuir para o aumento da produtividade do usuário, através do relaxamento e posicionamento correto do braço sobre a mesa de trabalho.
>> Revestimento impermeável de fácil limpeza.
>> Produto ergonômico em conformidade com a NR17 (Ministério do Trabalho).
>> Prevenir doenças ocupacionais como LER/DORT.

Até a próxima semana.
Abraços

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos