Como passar as férias de bem com sua postura

 

Fim de ano, festas chegando, recesso, férias, isso tudo significa mais tempo para você se divertir e relaxar bastante. Mas, mesmo neste período continua sendo essencial cuidar bem da sua postura para aproveitá-lo ainda melhor. Já pensou passar suas férias impossibilitado de praticar algum esporte, ou até mesmo com alguma dor chata que atrapalha sua vida? Pior se for por um descuido bobo do dia a dia.

Para ajudar você a ter o descanso merecido e de bem com a sua saúde, selecionamos algumas dicas para cuidar da postura nestas férias.

 


As sessões de filmes no sofá

 

 

Não deixe a maratona de filmes e séries sobrecarregar sua coluna e pescoço. Prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo pode parecer exagero, mas são os pequenos detalhes podem influenciar no seu bem-estar e evitar problemas de coluna. Algumas pessoas, simplesmente, jogam-se sobre o sofá, procurando descansar, dependendo da maneira como se faz isso, o descanso pode ser uma fonte de problemas.

 

O que não fazer?

:: Evite deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por um longo período – isso pode causar várias lesões na região do pescoço.

:: Evite deitar com a barriga para cima e virar a cabeça para olhar para a TV. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles”, disse.

:: Não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados. É importante cuidar a distância e altura do aparelho de televisão

 

Forma correta

:: a melhor posição para assistir televisão é sentado em uma poltrona ou mesmo no sofá de frente para o aparelho, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no encosto ou em almofadas.

:: A televisão deve ser colocada, de preferência, em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados.

:: “Coloque os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco. Isso ajuda na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.

:: Se estiver em uma poltrona, procure não girar o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhado possível com a TV.

:: Se você é daqueles que dormem assistindo televisão, lembre-se que com o sono a cabeça pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça.

 


“Socializando” em tablets e smartphones

 

 

Se você está lendo este post no celular ou no tablet, com certeza, você está com o seu pescoço inclinado para baixo, certo? E saiba que esta postura está sobrecarregando seu pescoço suportando um peso de 12 quilos, caso esteja em um ângulo de 15 graus, e se você está em um ângulo de 60 graus, está suportando até 27,2 quilos. Quando ficamos por pouco tempo nem percebemos, mas imagine só, passar praticamente as férias inteiras nesta posição? Com certeza sentirá dor no pescoço, dor de cabeça, ombros e cervical.

Pesquisas revelam que a nossa postura está mudando devido ao uso frequente de smartphones e tablets. Inclusive até existe um termo intitulado de “O problema do iCorcunda”, estudo do fisioterapeuta da Nova Zelândia, Steve August (publicado no site da Associação Médica da Nova Zelândia). Já o coordenador de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Fernando Cocco, chama de a “geração da cabeça baixa”. Estamos caminhando para uma geração de corcundas e o número de atendimentos em clínicas de ortopedia tem aumentado gradativamente.

Segundo o site O Globo, os atendimentos ligados a problemas na coluna cervical aumentou em até 40%.

 


Problemas causados pelo uso errado do smartphone ou tablet?

:: Dor na coluna cervical

:: Dor de cabeça (cefaléia)

:: Dor nas costas

:: Dor no ombro

 

Veja na imagem abaixo a força que é projetada sobre o pescoço quando inclinamos a cabeça para usar o aparelho celular enquanto lemos ou respondemos uma mensagem recebida, de acordo com o estudo publicado na Kenneth Hansraj, na National of Medicine. 

 

 

O que a ilustração quer dizer é que a coluna cervical sofre força de acordo com a posição da cabeça. Enquanto está na posição neutra, com um ângulo de zero grau, temos uma carga de 6 quilos, que seria o peso da nossa cabeça. Mas à medida que a angulação aumenta, a força também aumenta.

E você entende o que significa os 27 quilos quando está no ângulo de 60°? Imagine, por exemplo, você carregar por 8 anos esse peso em seu pescoço por várias horas por dia. Geralmente gastamos em média de 2 a 4 horas diárias com a cabeça curvada, o que significa que 700 a 1.400 horas por ano projetamos pressão sobre as espinhas, de acordo com a pesquisa (Kenneth Hansraj na National of Medicine).

Agora você consegue ter ideia de o quanto estamos prejudicando a nossa postura? Sabemos que ninguém deixará de usar o smartphone, mas podemos amenizar as consequências que podem surgir no futuro.

 


Qual a posição correta?

 

Ter uma postura adequada é fundamental para evitar o problema. Dessa forma, você precisa:

 

Se estiver em pé:

:: Olhar para a tela do dispositivo na altura dos olhos, mantendo o pescoço ereto (sem inclinar para frente).

 

Se estiver sentado:

:: Mantenha os braços alinhados e apoiados na mesa, em um ângulo de 90° em relação ao corpo.

:: Afaste o aparelho o máximo possível para que o pescoço fique pouco flexionado.

Ah! E nunca atenda o telefone usando os ombros. Sempre use uma das mãos e ao digitar use sempre as duas mãos para não forçar os tendões dos dedos. Se você passa horas visualizando mensagens, jogando ou curtindo e publicando nas redes sociais, além de aplicar as dicas acima, faça pausas/intervalos de 20 ou 30 minutos.

 


Sessões de leitura

 

 

Ler se torna ainda mais gostoso nas férias, mas não dá para descuidar da postura durante a leitura, seja na praça, na praia, ou na poltrona de casa. Quando se fala de leitura, a maioria já pensa no sofá, ou na cama, geralmente associando a um relaxamento que faz cair no sono. Além de dormir em má posição, este relaxamento pode ser prejudicial à coluna cervical. Acredita-se que a cervicalgia, dor no pescoço que atinge de 30% a 50% da população mundial, pode ter como causa a postura inadequada da coluna cervical por período prolongado na hora da leitura.

Alguns especialistas chamam a atenção para o “text neck”, na tradução livre “pescoço de texto”. Ou ainda, na versão mais moderna a Postura da Cabeça para Frente (cifose), que caracteriza a curvatura da cabeça para baixo, onde o centro da gravidade muda e o peso aumenta. Cada vez mais casos estão surgindo relacionados à posição incorreta quando se está usando o celular, como dores de cabeça ligadas à tensão muscular da nuca e do pescoço, pressão sobre os nervos, o que pode causar uma inversão da curvatura natural.

 

Postura correta para leitura:

:: Encontre uma cadeira confortável na qual toda coluna fique apoiada. Nenhuma parte pode ficar sem suporte. Se necessário, coloque um travesseiro entre o encosto e sua coluna, se necessário!

:: Não escolha uma cadeira muito alta, o ideal é que seus pés fiquem apoiados no chão para que a parte inferior da coluna não se sobrecarregue.

:: Ler próximo a uma mesa é ótima opção. A mesa deve estar de acordo com sua altura, de maneira que seus braços formem um ângulo de 90 graus quando apoiados.

:: A cada duas horas lendo, tire de 10 a 15 minutos de descanso. Movimente os braços e, principalmente, as pernas.

:: Seria ideal ter um suporte para o livro com inclinação de 40 graus, para que não dê dores no pescoço.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


Postura durante as viagens

 

 

Vai viajar nestas férias? E você irá de carro ou avião? Independentemente da escolha do transporte, é importante cuidar da postura durante o tempo de viagem. Quando o corpo fica longos períodos na mesma posição pode causar dores e comprometer o seu descanso, e isso você não quer, não é?

Então, confira as dicas que preparamos para você manter a postura e não deixar o trajeto estragar as suas férias. Com certeza você já chegou a algum destino saindo do carro ou do avião exausto, cansado e com dor em alguma região do corpo. Geralmente isso ocorre quando passamos horas na mesma posição ou fazendo movimentos repetitivos e é comum surgir alguns sintomas como: formigamento, dores nas pernas, braços e pescoço. Ficar sentado por muito tempo gera mais sobrecarga na coluna lombar do que ficar em pé.

 

Viagem de carro

Para quem optou por ir de carro, tem várias observações importantes a se fazer em relação a manter a coluna em uma posição confortável, que deve ficar totalmente apoiada no encosto. Também devemos prestar atenção para outras regiões do corpo, como:

:: CABEÇA – o encosto do automóvel deve estar na mesma altura da cabeça.

:: COSTAS – a sua coluna deve estar bem apoiada no encosto para que suas costas fiquem no ângulo de 90º.

:: MÃOS E OMBROS – para evitar tensão nos ombros, evite deixar as mãos elevadas.

:: COTOVELOS – devem ficar levemente flexionados.

:: JOELHOS – a distância entre os pedais deve estar adequada para que seus pés os alcancem. Mas os joelhos devem ficar levemente flexionados e precisam ficar alinhados com a altura do quadril.

 

Além da postura do corpo em relação ao uso do carro, outras dicas são importantes durante a viagem:

:: Cuidado com a alta velocidade. Você está de férias, relaxe!

:: Em caso de uma viagem longa, faça paradas em estabelecimentos para esticar as pernas e ativar a circulação.

:: Convide pelo menos uma pessoa para viajar junto, por três motivos: ter uma companhia sempre é melhor; alternar a direção do carro; e ele ajudará você a se manter acordado.

:: Evite tomar remédios antes de dirigir. Caso você precise muito, verifique se o medicamento causa sonolência ou consulte seu médico antes de ingeri-lo.

:: No caso de passageiro, é importante trocar de lugar quando realizarem as paradas, para o corpo não ficar exausto na mesma posição durante toda a viagem.

 

Viagem de avião

Se você escolheu ir de avião, preste atenção a estas dicas:

:: Ajuste a poltrona para que permita que a sua coluna fique totalmente encostada no acento.

:: Sente em cima dos ossos do quadril (ísquios). Esta posição não exige muito da musculatura lombar. E não sente de pernas cruzadas.

:: De tempos em tempos, levante e ande pelo corredor da aeronave para ativar a circulação. Vá até o banheiro, por exemplo (somente levante nos momentos que é permitido a circulação dos passageiros).

:: Faça movimentos circulares com ombros para soltar a musculatura.

:: Alongue o pescoço puxando-o para um lado e depois para o outro.

 


Descanso merecido e bem aproveitado

 

 

Agora que você já sabe como cuidar da sua postura nestas férias, o negócio é aproveitar para recarregar as energias! Nós também faremos uma breve pausa até dia 07 de janeiro, quando voltaremos com mais dicas para ajudar você a viver melhor.

Desejamos um Feliz Natal e um ótimo 2018 para toda a sua família!

Abraços e até logo!

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos