Ergonomia na volta às aulas

 

Na volta às aulas, a gente se preocupa muito com a compra do material escolar, uniforme e acaba  esquecendo de uma item que não vem em nenhuma lista: a ergonomia. A postura faz toda diferença para o futuro e a saúde das crianças e na vida de um estudante existem uma série de cuidados com a postura em sala de aula, na hora de carregar os materiais didáticos e, ainda, na hora de estudar em casa.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


Lição de todo dia: ergonomia

 

A postura é lição que muita escola não passa para o seu filho mas que faz toda diferença.

Luciene é moradora do Rio de Janeiro e mãe de Igor, de 9 anos. Muitas mães não recebem nenhuma orientação sobre este assunto na escola e ninguém verifica o peso adequado das mochilas, por exemplo. As escolas deveriam incluir uma abordagem sobre ergonomia com alunos e mães como prevenção para um futuro problema de saúde.

Além de escolher a melhor escola e os melhores materiais, é preciso que os pais e professores fiquem atentos aos hábitos escolares e o cuidado com a postura de seus filhos. Para Francisco Miguel, fisioterapeuta e especialista em posturologia, a escolha do material escolar pode influenciar, positiva ou negativamente, na postura e no desenvolvimento das crianças e adolescentes e eles deveriam ter identificação do seu peso e uma tabela ideal em relação a sobrecarga que pode prejudicar à coluna que hoje está indicada pela OMS, com 10% em relação do peso corporal.

A influência negativa seria o fato de carregar muitos cadernos e livros em um único dia. “Seria importante adotar o mochilômetro para acompanhar esta diferença”, afirma o fisioterapeuta que exalta ainda a importância da realização de uma avaliação postural antes do início do ano letivo para identificar as alterações precoces que são comuns nesta faixa de idade que começa a partir dos 5 anos, cuidado que acaba por auxiliar também na identificação de doenças que podem estar começando a surgir e que, ao serem tratadas desde o início, tem grande chance de correção. “Outras alterações como hiperlordose ou hipercifose são detectadas também nesta fase.”

 


DICAS PRÁTICAS

 

Para os pais:

– Conversar com os filhos sobre os perigos que os desvios podem trazer à sua coluna;

– Prestar atenção nos filhos e orientá-los  sempre que estiverem na postura errada devem orientar a forma correta;

– Sempre que possível, observe o corpo do seu filho (a): observe os pés, os joelhos, o tronco e a cabeça, procure observar se estão alinhados uns com os outros.

 

Para os professores

– Ficarem atentos e orientar a postura do aluno enquanto fica sentado na cadeira escolar, além dos hábitos ao carregar as mochilas.

– Solicitar a cada hora de aula que os alunos façam por 1 ou 2 minutos pequenos alongamentos posturais.

 


AJUDE A CRIANÇA A ESCOLHER E AJUSTAR A MOCHILA

 

Com tanta oferta no mercado de mochilas com os personagens preferidos das crianças, é bem difícil convencê-las que nem sempre a mais bonita é a melhor escolha. Mas é importante conversar com elas e explicar da importância de optar por uma mochila que irá proporcionar conforto e saúde para ela a curto e longo prazo.

Algumas dicas importantes:

:: A mochila não pode ser maior que a criança, isso fará com que ela carregue mais livros, cadernos, etc.

:: O ideal que a mochila tenha alças largas, acolchoadas e que seja ajustável no ombro.

:: Recomenda-se que a mochila tenha algum tipo de acolchoado para descansar contra as costas das crianças.

:: As alças precisam estar ajustadas. A parte inferior, quando cheia, não deve ultrapassar a cintura do aluno.

:: Não usar a mochila em um só ombro.

:: Os materiais escolares mais pesados devem ficar mais próximos das costas e ir diminuindo os itens à medida que vai se afastando.

 


ERGONOMIA NAS TAREFAS ESCOLARES

 

E não podemos esquecer de falar que a ergonomia também é fundamental na hora das tarefas escolares. Como o seu filho senta para estudar? Ele usa o computador para fazer pesquisas? Lembre-se sempre de corrigir a postura dele a frente do monitor, seja um notebook ou um desktop.

Confira as dicas de como sentar à frente do computador clicando aqui. E para auxilio e correção da postura, confira os nossos produtos ergonômicos:

:: Suporte Monitor

:: Apoio para Digitação Ergonômico

:: Suporte para CPU

 


Para aprender bonito

 

Além de produtos nota 10 em ergonomia, temos vários produtos bem bacanas em neoprene para animar ainda mais as crianças na volta às aulas. Além de elaborados em um material durável, fácil de limpar eles são muito lindos confira:

:: Estojo em Neoprene

 

:: Mochilas em neoprene

 

:: Bolsas e Lancheiras

 

:: Mousepad Ergonômico

 

:: Case para Notebook

 

:: Case para Smartphone

 


Volta às aulas com postura

 

Poucos os pais lembram que, além de escolher a melhor escola e os melhores materiais, precisam ficar atentos aos hábitos escolares e o cuidado com a postura de seus filhos. Mas agora que você já está antenado, aproveite nossas dicas e mantenha seus filhos na linha em todos os sentidos.

 

Curtiu nosso post? E não deixe de curtir nossa fanpage reliza.brasil

Abraços e até a próxima semana.

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos