Ergonomia: para uma vida mais saudável

Você já se deu conta que passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família? São em média 8h diárias que compartilhamos o dia ao lado deles. Para isso é necessário um ambiente de trabalho que proporcione condições adequadas, conforto, satisfação e bem-estar. A qualidade de vida do ambiente de trabalho é um assunto que está sendo muito discutido pelas organizações. E o que queremos falar com você hoje.

Continue lendo esse artigo e saiba como a ergonomia pode contribuir para funcionários e empresas por uma vida mais saudável.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


O QUE É QUALIDADE DE VIDA?

 

Muito se fala e o que também muito se deseja, qualidade de vida, mas você sabe o que realmente é qualidade de vida?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

Qualidade de vida não compreende somente a saúde física, mas toda relação social no ambiente familiar e de trabalho. Também está associada ao bem-estar, autoestima, financeiro, emocional, estilo de vida, ou seja, todo o âmbito de vida do ser humano pode influenciar diretamente e indiretamente.

Considerando que parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho, muitas empresas têm demonstrado crescente preocupação em proporcionar maneiras de manter seus colaboradores motivados. Até porque não existe como separar o lado ser humano do profissional. Muitas das competências humanas veem da capacidade individual.

Inclusive no post da semana passada abordamos o assunto, clique aqui, destacamos uma pesquisa realizada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) onde revelou que 48% das empresas acreditam que aumentar as ações em segurança e promover a saúde dos trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. As empresas começam a olhar com a atenção seus colaboradores, cientes da importância de terem pessoas motivadas e saudáveis, o que reflete diretamente em um ambiente agradável e produtivo.

Você deve estar se perguntando, mas o que é um ambiente de trabalho agradável? São diversos fatores que proporcionam ao colaborador conforto, segurança e bem-estar, e um deles é a Ergonomia (NR17). E se engana que a ergonomia está somente associada a questões posturais, vai além disso e é o que veremos a seguir.

 


ERGONOMIA ALÉM DA POSTURA ADEQUADA

 

Ergonomia está conceituado na ciência que estuda a adaptação do ambiente de trabalho ao ser humano. Ou seja, visa identificar os problemas na rotina laboral e que podem causar transtornos em todos os âmbitos para o trabalhador e para a empresa, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (tem artigo sobre o assunto [Infográfico] Ergonomia para sua empresa: evite maiores gastos).

A Norma Regulamentadora 17 (Mistério do Trabalho), portaria nº 3.214 cita:

“Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”

Confira a NR 17 completa, clique aqui.

 

Além de um posto de trabalho adequado, com produtos ergonômicos que proporcionam adequação da postura, outras condições ambientais características psicofisiológicas devem ser consideradas como:

# Humano: condições físicas e psíquicas

# Ambiente: temperatura, iluminação, nível de ruído, ventilação

# Técnico: máquinas, equipamentos, programas de manutenção de prevenção e correção

# Social: relações interpessoais, remuneração, jornada e organização do trabalho, intervalos e entre outros.

 

No artigo “Qual a melhor maneira de organizar a mesa de trabalho?”, abordamos alguns dos itens acima citado, detalhando os cuidados que são importantes para criar um ambiente agradável.

 


VIDA SAUDÁVEL NO TRABALHO

 

O estilo de vida, as condições de trabalho e o tempo de lazer tem grande influência na saúde das pessoas. Quando há segurança, estímulos, satisfação e um ambiente agradável na vida pessoal e profissional, a qualidade de vida tende a ser alta.

Mas sabemos que alcançar esse estágio não é simples, os meios e as circunstâncias exigem de cada indivíduo uma grande capacidade de adaptação. Ou seja, a pressão por melhores resultados, quantidade de informações, competição, tempo para a família, lazer entre outros fatores, conduzem o mundo atual e provocam grandes transtornos para saúde mental e física.

estresse provocado pela rotina, a pressão por qualidade e resultado afeta diretamente a qualidade de vida do trabalhador, prejudicando o desempenho e a produtividade. E nesse momento que muitas empresas têm percebido a importância de promover a saúde na empresa, implementando programas de qualidade de vida, para que haja melhoria nas condições de cada trabalhador.

Geralmente esses programas consistem em ações como inovações e tecnologia, que engloba, por exemplo, ergonomia, que visa oferecer melhores condições de trabalho em relação a função exercida.

Em se tratando de ergonomia, um dos grandes problemas causados na saúde dos colaboradores é a má postura e lesões causados por esforço repetitivo (LER/DORT).

Muitos problemas posturais como lordose e cifose, escoliose, lombalgia, tendinite são provocados pelo uso incorreto das articulações de ombros, braços, quadris, joelho e pés. Quando se está por longo período em uma posição inadequada, a má postura causa alterações e enrijecimento das articulações e encurtamento dos músculos.

Intervalos e alongamentos ajudam a amenizar que o corpo a curto e longo prazo sofra menos com as consequências da postura incorreta. Mas essencialmente a adequação ergonômica na estação de trabalho é fundamental para que a saúde do trabalhador seja alcançada.

Produtos ergonômicos como:

SUPORTE MONITOR

 

 

# Corrige a postura a frente do computador

# Posiciona a tela do monitor na altura ideal para o usuário

# Evita dores no pescoço e na lombar

# Evita a fadiga muscular

 

Assista ao vídeo “ Suporte Monitor: O modo correto de usar”

 

Mais informações e benefícios, clique aqui.

 

APOIO PARA OS PÉS ERGONÔMICO

# Corrige a postura

# Evita dores na lombar

# Melhora a circulação sanguínea nas pernas evitando varizes

# Evita formigamento e fadigas musculares

 

Mais informações e benefícios, clique aqui.

 

 

Alguns artigos relacionados que você vai curtir:

# 6 DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA SENTADO

# SAIBA A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PARA MONITOR

# CHECKLIST DA ERGONOMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABERPARA TER UMA BOA POSTURA

 

Hoje muitos profissionais não só mais procuram por um bom salário, mas por um ambiente profissional humanizado e adequado, que proporcione bem-estar e qualidade de vida. Empresas que promoverem programas de prevenção da sobrecarga física e mental, alcançará bons resultados, maior produtividade e um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores.

Aproveite para conhecer a linha completa de produtos ergonômicos em nossa loja virtual, clique aqui.

 

Até a próxima semana.

Abraços

 

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos

Pedidos recebidos até 14/12 serão entregues em 2018 (exceto personalizados e grandes contas). Faça já seu orçamento. Dispensar