Fome emocional: nunca mais!

Como você já deve ter descoberto, comer não faz mal. O problema está em o que a gente come e em que quantidade. Quando estamos em uma dieta, por exemplo, muitas vezes fazemos restrições exageradas de alimentos, o que, em algum momento, pode causar uma compulsão alimentar.

Alimentação Saudável

Outro grande problema é a parte sentimental. Emoções como angústia, tristeza, euforia e ansiedade podem fazer com que a pessoa alimente-se de forma que não está acostumada e em excesso, o que pode prejudicar a dieta e até consequências mais graves como alguns transtornos alimentares.

Se você quer acabar ou prevenir-se desse problema, confira as dicas do site Minha Vida:

  • Identifique a causa, que pode ser as pressões do dia a dia: quando a pessoa consegue identificar o que está causando essa necessidade, ela se conscientiza da real causa de sua necessidade e pode aprender a controlar esse comportamento;
  • Descubra outras atividades prazerosas: está na hora de encontrar atividades que também trazem felicidade e satisfação. Ocupar o tempo livre vai ajudar a manter distância da geladeira;
  • Encha a geladeira de alimentos saudáveis: deixe a geladeira cheia dessas opções aliadas da saúde. Dessa forma, cada vez que você for “assalta-la”, não encontrará alimentos gordurosos e pouco saudáveis;
  • Procure ajuda profissional: nutricionistas, nutrólogos, psicólogos e psiquiatras podem te ajudar;
  • Contra comer demais na TPM, inclua no cardápio alimentos saudáveis que elevem os níveis de serotonina: nesses períodos, recomenda-se que sejam ingeridos com maior frequência alimentos ricos em vitamina B6, como a banana, o abacate, a semente de girassol; magnésio, presente em folhas verdes e legumes; e triptofano, encontrado nas castanhas, nozes e amêndoas;
  • Faça substituições inteligentes: por exemplo, ao invés de sorvete de massa, tome um picolé de frutas e use molho de tomates no lugar de molho branco;
  • Faça, aos poucos, uma reeducação alimentar: quando a estimulação e inibição estão nos níveis corretos, a pessoa não é lenta nem agitada – está na medida certa. Mas, se você come de forma errada, esse processo fica desequilibrado, pois o cérebro precisa de nutrientes para estimular esses neurotransmissores.

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