[Infográfico] 12 sinais de que chegou a hora de investir em ergonomia

 

Infelizmente quando visualizamos as estatísticas da Previdência Social, já esperamos que a maior causa de absenteísmo (já explicaremos abaixo) seja a dor lombar. Em 2016, foi um afastamento a cada 5 minutos, ou seja, 24 mil trabalhadores brasileiros só no primeiro trimestre. Quando falamos acima que ‘já esperamos’ é porque ainda muitas empresas deixam ou ainda não pensam em ergonomia. Outros só investem por causa da NR17 (Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho) por ser lei.

Se você é colaborador ou gestor, não deixe de ler esse artigo. Continue lendo e saiba quais os ganhos aplicando a ergonomia na empresa. Ganha o empregador, ganha o empregado.

 


O QUE SIGNIFICA ABSENTEÍSMO?

Como prometido acima, vamos explicar o que é absenteísmo. Segundo o dicionário Priberam:

ABSENTEÍSMO: Hábito de não comparecer, de estar ausente (ex.: absenteísmo laboral).

Ou seja, no sentido laboral, é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Entre tantas razões que justificam a ausência, geralmente o motivo é por doenças ocupacionais, além de acidentes, doenças psicológicas, entre ouras. Assim como a falta de investimento em ergonomia traz prejuízos aos administradores, a ausência do colaborador também traz diversas despesas e perdas, aumentando os custos e dificultando os resultados.

Afinal, nenhum gestor quer a sua empresa com números negativos, e nem mesmo o colaborador quer sofrer com doenças que irão trazer consequências para a sua saúde. Um gestor que reconhece a importância da aplicação da ergonomia em sua empresa é um administrador consciente e preocupado com seus colaboradores e, consequentemente, o resultado são diversos benefícios à própria empresa.

Como já abordados em diversos outros artigos publicados aqui no blog, a ergonomia tem como objetivo preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, assim como adequar as condições de trabalho de maneira a ser realizado com eficácia.

Você quer saber mais sobre ergonomia, o que significa, os seus benefícios? Confira os artigos abaixo e continue lendo o nosso artigo de hoje.

# O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ERGONOMIA

# VOCÊ SABE O QUE É VERDADE OU MITO SOBRE ERGONOMIA?

# BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIO E A EMPRESA

Quando o ambiente de trabalho é adaptado ao usuário em relação a um processo, diversas mudanças acontecem. O uso do computador é adequado ao uso correto – a distância ideal que o monitor deve estar à sua frente é entre 50 e 70 cm, proporcionando a correção postural, evitando a dor lombar, por exemplo. Nesse caso o teclado é alocado na posição correta para o seu uso – toda a base do antebraço deve estar apoiada sobre uma superfície reta e plana. A posição das pernas também é analisada e ajustada para um posicionamento correto e até indicado o uso de apoio para os pés – devem formar um ângulo de 90º com os joelhos. Ou em outros âmbitos, como linhas de produção balanceada, produção revisada com execuções de trabalho mais flexíveis e dinâmicas, entre outras ações que são possíveis de adequação e melhorias para os trabalhadores.

Um ambiente de trabalho favorável traz melhorias na performance das tarefas diárias, evitando estresse, dores e fadigas musculares, LER/DORT e cansaço.
Por exemplo, quem usa o monitor na altura errada, sem um suporte ergonômico, muitas vezes adaptado com livros ou revistas, ficará com o pescoço inclinado (para cima ou para baixo) causando contração da nuca e ombros, e essas dores e até lesões, que por ora podem não ser sentidas de imediato, poderá aparecer a médio e longo prazo. Duas consequências da postura incorreta (post completo com mais informações clique aqui):

# DOR DE CABEÇA
A má postura em frente ao computador pode ser um dos 200 diferentes tipos de dores de cabeça que existem. A postura errada, quando se está sentado, comprime as raízes nervosas e o excesso de contração muscular nos ombros, pescoço, trapézio, por exemplo, podem causar a cefaleia (nome científico para dor de cabeça).

# DORES NO PESCOÇO E TRAPÉZIO
Ficar olhando na mesma direção por muito tempo e ainda com uma postura errada prejudica as articulares das vértebras cervicais. Também acontece quando há uma tensão na nuca, quando contraímos muito a região devido a algum esforço excessivo ou até mesmo por ansiedade e estresse.

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

QUAL A ALTURA IDEAL DO MONITOR?

Diante do monitor, note se seus olhos estão na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça (somente os olhos).
A imagem abaixo ilustra a maneira que a sua postura deve estar relacionada a tela do monitor, cadeira, além dos braços e pernas.

com-suporte-postura-correta-boa-postura-ergonomia_reliza

Vamos falar agora do que a empresa ganha e também os colaboradores. Criamos um infográfico para ilustrar os 12 ganhos que listamos e que você pode compartilhar.


QUAIS AS VANTAGENS PARA INVESTIR EM ERGONOMIA?

Na lista abaixo, enumerados os principais benefícios quando falamos em ergonomia no trabalho, seja para a empresa ou para o trabalhador, e no final temos o infográfico completo para você desfrutar com os 12 vantagens que valem a pena para a empresa quando investe em ergonomia.

# PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS
A empresa, quando está atenta a disponibilizar mobiliários que ofereçam ao trabalhador condições e acomodações ergonômica, está proporcionado que as atividades diárias de seus funcionários sejam executadas com postura e movimentos corretos. A má postura ao longo da jornada de trabalho pode gerar lesões crônicas, causando ausência do posto de trabalho e baixo desempenho do colaborador.

# MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
De acordo com o pesquisador francês, Henri Savall, profissionais que têm melhores condições de trabalho (em empresas que investem em ergonomia) chegam a apresentar queda de até 50% na taxa de retrabalho.

# PRODUTIVIDADE
É possível com um ambiente ergonomicamente correto executar atividades de maneira adequada, entregando melhores resultados. A consequência são produtos entregues com qualidade, diminuindo erros e defeitos na linha produção com funcionários satisfeitos, aumenta a produtividade, enquanto se eles estão insatisfeitos, não se dedicam à tarefa, perdem a concentração e o engajamento com a empresa.

# VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
Pessoas que recebem assistência para executarem as atividades, exercem com excelência, pois isso influencia de maneira positiva em seu comportamento no ambiente laboral. E isso reflete diretamente em um sentimento de harmonia para o trabalho em equipe.

# QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR
A intervenção ergonômica adequada traz resultados eficazes reduzindo o cansaço, ofertando ao usuário qualidade de vida, bem-estar e consequentemente saúde, pois quando detectados os fatores a serem corrigidos, o trabalhador irá desenvolver sua função com mais conforto. Um ambiente fora das condições adequadas de ergonomia provoca estresse, dores musculares e fadiga com mais facilidade.

# BAIXO TURNOVER
A rotatividade para muitas empresas é um problema que afeta os resultados e afasta bons profissionais. Isso em decorrência de doenças e até pela falta de segurança que determinada função ocasiona, que podem ser acidentes e problemas de saúde.

 

Infografico_Vantagens-Investir-Ergonomia

Agora que você está sabendo mais sobre as vantagens de aplicar ergonomia na empresa, que tal dar uma passadinha em nossa loja virtual e conferir a linha completa de produtos ergonômicos. Acesse loja.www.reliza.com.br

Até a próxima.
Abraços

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos