[Infográfico] Procrastinação: 6 maneiras para evitar o “depois eu faço”

Você se acha um procrastinador no trabalho? Veja essa situação: você tem algo para fazer, mas vai tomar um café, depois lê seus e-mails, entra no Facebook, acessa um conteúdo, volta para o Facebook, vai buscar água, bate um papo com o colega, volta para sua mesa e percebe que ainda não fez nada? Você tem sinais de um procrastinador!

Ficou curioso e quer saber mais? Continue lendo esse artigo, e saiba como parar com o “depois eu faço”.
Ah! E não deixe esse post para ler depois, leia agora!

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

Geralmente as pessoas que tem por hábito procrastinar, tem uma vida malsucedida, bagunçada, desorganizada, triste e estressada. Características das quais atrapalham a produtividade e diminuem a competitividade no ambiente de trabalho e até na vida pessoal.

 


O QUE É PROCRASTINAÇÃO?

 

A palavra procrastinar se resume em adiar uma ação, deixar para depois. O dicionário Priberam define como:

 

 

O psicólogo Joseph Ferrari, no seu livro Procrastinação, escreve que “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos”. Procrastinamos coisas que não gostamos, tarefas que denominamos de “chatas”, como acordar cedo para trabalhar ou fazer aquele relatório de 10 páginas que o chefe pede todo mês. Diferentemente de algo que nos dá prazer, como tomar um café, uma espiada no Facebook, no Instragram, responder a uma mensagem no Whatsapp.

Segundo um estudo do especialista em produtividade, Christian Barbosa, os brasileiros têm pouca habilidade para administrar o tempo e têm como hábito procrastinar. A pesquisa realizada com cerca de 4 mil pessoas revelou que 97,4% delas adiam suas tarefas e que 62% afirmam que a internet é responsável por postergar suas atividades profissionais ou pessoais, e que 71% deixam tudo para fazer na última hora.

 


PROCRASTINAR ATRAPALHA   

 

Na constante necessidade de nos mantermos atualizados, de conciliar diferentes tarefas no trabalho e em casa, é inevitável que deixaremos algo para depois. Porém, qualquer hábito que atrapalhe o seu rendimento e confiança trará consequências para a sua vida.

# Diminui a qualidade de vida
E aqui, falamos tanto da saúde física quanto da mental. A pessoa que tem a mania do “depois eu faço” está sempre preocupada com o prazo de entrega e fica ansiosa se de última hora irá conseguir cumprir a tarefa. Muitas vezes precisa fazer hora extra para entregar a tempo, impedindo que aproveite essas horas para descansar ou fazer outras atividades.

# Causa frustrações e conflitos
No ambiente de trabalho essas pessoas demonstram alguém que não sabe administrar o tempo, falta de preparo, sempre estão se justificando porque deixou para última hora. Atitudes que resultam muitas vezes em conflitos pela falta de cumprimento.

 


COMO PARAR COM O “DEPOIS EU FAÇO” 

 

Mas o que fazer, qual o segredo, a técnica, a receita para parar de ser procrastinador? Nada do que dissermos e qualquer outro artigo falar irá mudar suas atitudes sem antes você identificar o que faz deixar para depois. Assuma que você tem a mania de procrastinar, decida mudar e adote hábitos que irão ajudar você a deixar de ser um procrastinador.

São diversas distrações e tomadores de tempo que se multiplicaram nos últimos anos que precisamos gerir. É claro que os avanços tecnológicos trouxeram diversas facilidades, porém se tornaram um desafio da modernidade ter que administrar o tempo quando se tem redes sociais, aplicativos, blogs, e-mails, mensagens instantâneas e notícias ao nosso redor.

Confira no infográfico algumas estratégicas que podem ajudar a controlar a atenção e desenvolver disciplina e foco nas suas atividades diárias.

 

1 – LISTE AS TAREFAS
Criar uma lista irá ajudar e facilitar o controle das tarefas diárias e também priorizar o que não pode ser adiado.

2 – DEFINA PRAZOS
Definir uma data para entrega irá diminuir as chances de deixar para depois. Caso o trabalho que está sendo executado é complexo, requer muito tempo, divida em etapas e dê um prazo para cada tarefa.

3 – EVITE DISTRAÇÕES
As distrações são gatilhos para a procrastinação. Eliminar os ladrões de atenção é fundamental para cumprir com suas responsabilidades do dia. Desligue as notificações do celular e evite acessar redes sociais durante o expediente, por exemplo.

4 – COMECE PELA PIOR TAREFA
Inicie por aquele trabalho que acha mais desagradável, para que consiga se livrar dele o quanto antes, e possa realizar as demais atividades e finalizar o dia com mais tranquilidade.

5 – CRIE RECOMPENSAS
Um grande incentivador é criar um mecanismo de recompensa. Pense em um prêmio e você cumprindo. Você desfrutará dele, caso contrário, você deverá escolher uma penalização (mas não adie a sua pena, cumpra já).

6 – NÃO SEJA MULTITAREFA
Não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Realizar muitos projetos simultaneamente fará alternar entre uma tarefa e outra, tendo que optar por qual realizar agora.

 


AS CONSEQUÊNCIAS DE PROCRASTINAR  

 

Os principais efeitos causados na vida profissional de um procrastinador são:

# Comprometimento da produtividade

# Acúmulo de tarefas

# Problemas de relacionamento com a equipe

# Horas extras

# Críticas e falta de responsabilidade

 

Alguns artigos relacionados a ergonomia que você vai curtir:

# 6 DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA SENTADO

# SAIBA A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PARA MONITOR

# CHECKLIST DA ERGONOMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA BOA POSTURA

 

Para concluir, identifique as causas, elimine o que está atrapalhando e impedindo você de realizar as atividades. É uma questão de organização e prazos a serem cumpridos.

E que tal começar agora também a pensar na ergonomia do seu local de trabalho? A linha completa de produtos ergonômicos está disponível em nossa loja virtual.

Não deixe para depois. Compre já! Acesse loja.www.reliza.com.br 

 

 

E você conhece um procrastinador? Compartilhe com ele esse artigo.

Até a próxima semana.

 

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos