L.E.R.: afaste esse fantasma do seu trabalho.

A Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.) é também conhecida como Síndrome do Túnel do Carpo, Tenosinovite, Lesão Traumática Cumulativa ou Tendinite. Trata-se de um desgaste em determinada parte do corpo, ocasionada geralmente pela repetição de um mesmo movimento por longo período.  Envolve lesões musculares e desgaste nas articulações e nervos e causa inflamação e muita dor.

As profissões mais atacadas são aquelas em que ocorre o uso prolongado do computador. Porém, outros aparelhos também podem ocasionar problemas para a integridade do corpo do trabalhador. Por exemplo: costureiras, motoristas e pianistas também podem ter LER.

A LER pode ser causada ou agravada por práticas como postura incorreta, levantamento de pesos que forçam determinada musculatura, sedentarismo, falta de alongamento dos músculos antes da atividade a ser realizada, etc.

Por isso:

  • Se ficar muito tempo na posição sentada, apoie de forma adequada, na posição correta, os pés e as costas.
  • Se utilizar teclado ou mouse, é necessário que exista um apoio para as mãos que esteja em uma altura compatível com o tórax da pessoa: nem muito alto, de modo a manter os braços suspensos, nem muito baixo, deixando-os esticados demais e sem apoio.
  • O alongamento muscular é necessário sempre. Dependendo de qual seja a sua atividade, deve-se alongar com mais cuidado as áreas do corpo mais utilizadas.
  • Fazer pausas durante o expediente, de modo que não seja necessário ficar muito tempo na mesma posição.
  • Tomar água pelo menos a cada hora de trabalho, aproveitando para levantar e movimentar o corpo.
  • A prática da Ginástica Laboral tem sido adotada por muitas empresas para prevenir problemas como este, e tem se mostrado muito eficiente.

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos