O pilates pode ajudar a melhorar a má postura: 6 dicas extras

Já falamos aqui no blog diversas vezes dos benefícios da ergonomia em nosso dia a dia, mas além do uso de equipamentos ergonômicos para mantermos uma postura correta, também é fundamental a prática de uma atividade física para fortalecimento muscular da nossa coluna. E uma das atividades que vem crescendo no Brasil e tem levado diversas pessoas com patologias na lombar a frequentar academias e estúdios, é o Pilates. Os exercícios praticados em aula são ótimos para a correção postural e traz diversos benefícios.

O QUE É PILATES?

Em meados de 1920 um alemão chamado, Joseph Pilates, criou um conjunto de exercícios que são praticados em solo ou em equipamentos, que conhecemos como Pilates. O objetivo do pilates é ter total controle e conexão entre corpo e mente, promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis ou com alguma patologia.

Durante a prática do pilates, os movimentos realizados proporcionam ao aluno alongamento e fortalecimento dos músculos que agem no corpo de maneira integrada e individual. O pilates ajuda a melhorar a respiração, contribuindo para a diminuição do estresse e o equilíbrio corporal. Oferece também uma melhor mobilidade articular e coordenação motora, proporcionando a prevenção de lesões.

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.



MÁ POSTURA

Em relação a coluna, diversas pessoas têm escolhido o pilates como tratamento para as dores na região, causadas em sua grande maioria pela má postura. Os exercícios praticados atuam na musculatura do abdômen promovendo mobilidade articular para a coluna vertebral.

Durante uma aula de pilates, o aluno aprende que a postura é fundamental para uma coluna saudável, e que manter a coluna e a pelves neutras, é importante. O pilates busca oferecer o condicionamento dos músculos do tronco com exercícios para a lombar. E também vale salientar que a consciência corporal deve continuar além das aulas do pilates, como por exemplo, ter um posicionamento postural e corporal na cadeira enquanto você trabalha. Usar uma cadeira que seja adequada com um encosto que alinhe a coluna, é importante para manter a coluna posicionada de forma correta. Também é importante atentar-se ao posicionamento das pernas, mantendo-as no ângulo de 90 graus com ajuda do apoio para os pés. Quando sentamos de maneira correta o nosso corpo não faz compensações, evitando as dores, devido a má postura.

Lembrando que a postura incorreta pode causar:

#Dor na lombar
#Músculos encurtados
#Estresse
#Mal-estar
#Lesões
#Tensão na articulação, ligamentos e músculos

pilates-postura-ma-postura-dor-costas-ergonomia-trabalho_reliza

6 DICAS DE PILATES PARA O SEU DIA A DIA

Abaixo algumas técnicas do pilates para você praticar:

1 – Use a respiração para liberar a tensão. Inspire e solte o ar devagar.

2 – Busque controle muscular e mental em todas as atividades diárias.

3 – Prive-se de distrações enquanto praticar as atividades 1 e 2. Desligue o celular, TV e procure um lugar calmo para praticar.

4 – Alongue-se. O alongamento ajuda a lubrificar as articulações, principalmente se você fica muitas horas sentado na mesma posição.

5 – Mantenha sua mente livre. Durante os exercícios acima, procure se desligar das preocupações e concentre-se na respiração e postura.

6 – Lembre-se de ativar o power house (centro de força do corpo). O power house é o conjunto de músculos responsável pelo equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento. Ele é composto por 29 músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Quando coordenado é possível estabilizar o tronco e realizar com segurança movimentos, diminuindo os riscos de lesões na coluna.

Ainda não está convencido? Desafiamos você a fazer uma aula experimental. Procure em sua cidade uma academia ou estúdio e agende a aula, com certeza você se tornará um praticante e terá uma postura correta e sem dores 😉

E você que já é praticante, deixa aí nos comentários como o pilates ajudou na sua postura.

Ah! Você também pode deixar dicas de temas para os próximos posts, o que vocês querem saber mais?

Visite  nossa loja virtual loja.www.reliza.com.br e curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil

Até a próxima.
Abraços

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos