O que a Síndrome da Visão de Computador está causando em seus olhos

 

Seus olhos perdem o foco, ficam secos e cansados? É provável que esses sintomas sejam só alguns do que a Síndrome da Visão de Computador (SVC) está causando em você. Em média 75% das pessoas que trabalham diariamente com computadores são afetadas e sentem esses desconfortos, porém a maioria não se dá conta que o causador é o uso excessivo do computador, smartphone e tablet.

É fato que ficar sem usar esses gadgets é praticamente impossível. Então, continue lendo esse artigo que vamos contar como amenizar essas ocorrências e como a ergonomia pode ajudar você.

 

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O QUE É A SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR?

 

A Síndrome da Visão de Computador (SVC) segundo Wikipédia:

 

“É uma condição temporária resultante do foco dos olhos num monitor de vídeo por períodos prolongados e ininterruptos de tempo.”

 

Ou seja, o uso excessivo do computador e de maneira inadequada tem causado essas manifestações e muitas vezes não nos damos conta. Pensamos em ser um caso isolado. A SVC tem sido citada por especialistas como mais um dos males modernos que está associada à tecnologia. Algumas pesquisas comprovam que essa síndrome tem prejudicado a produtividade de muitos trabalhadores. Isso porque os músculos dos olhos são forçados a fazerem flexões por horas, causando uma fadiga muscular que afeta o rendimento.

E para quem precisa ficar diante de uma tela por horas, muitas vezes sem pausa, precisa prestar muita atenção nos sintomas. Mas antes disso, vamos entender como os nossos olhos enxergam.

 


COMO ENXERGAMOS 

 

 

Todas as mensagens que seu cérebro interpreta como imagens são seus olhos recebendo uma luz e transmitindo essas imagens.
Os olhos têm 3 camadas e cada uma delas com suas funções específicas.

# Camada Interna, a Retina – A retina captura as informações de luz que irão para o cérebro através do nervo óptico e que seu cérebro irá converter em imagens. Existem dois tipos de células na retina que são sensíveis a luz e que convertem os estímulos luminosos em impulsos elétricos, são chamados de bastonetes e cones. Os cones são os que nos permitem enxergar detalhes e cores. Já os bastonetes, são sensíveis à luz e movimento e nos ajudam a enxergar quando há pouca luminosidade.

# Camada Média, a Íris – A íris dá cor aos nossos olhos. Nela existe uma abertura no centro que chamamos de pupila. São os músculos da íris que controlam o tamanho da pupila para que possa entrar mais ou menos luz.

# Camada Externa, a Córnea – A córnea juntamente com a esclera (parte branca) protege e dá forma ao globo ocular, que é uma membrana fina.

 

Além das 3 camadas acima, temos outras estruturas que compõem o globo ocular, como o cristalino. Os músculos que estão em volta do cristalino controlam a forma, alteram o foco e permitem que possamos enxergar em diferentes distâncias. Entre o cristalino e a córnea existe um líquido chamado de humor aquoso. E atrás do cristalino tem uma substância gelatinosa chamada de vítreo.

 

Resumindo, é assim que acontece quando enxergamos algum objeto:

1 – A luz atravessa a córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo e vai para a retina (a posição da imagem nesse momento é invertida).

2 – O nervo óptico transmite um impulso nervoso que interpreta e permite ver os objetos nas posições reais (na posição em que realmente estão).

3 – O cérebro reúne todos os impulsos nervosos vindo dos dois olhos e transmite em uma só imagem.

 


QUAIS OS SINTOMAS DA SVC?

 

A Síndrome da Visão de Computador acontece quando ocorre uma diminuição do reflexo de piscar menos do que o necessário. A frequência que um ser humano normalmente pisca é de 16 a 20 vezes por minuto. Quando exposto por longo período à frente do monitor durante o trabalho, por exemplo, a taxa cai para 6 a 8 vezes por minutos. E o resultado disso, são alguns sintomas que incluem:

# Visão embaçada
# Perda de foco
# Olhos ardentes
# Olhos cansados
# Visão dupla
# Olhos secos
# Dor de cabeça
# Fadiga
# Dores no pescoço
# Sensibilidade a luz

 


EVITE A SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR 

 

Primeiramente, se você tem percebido algum dos sintomas acima, consulte um oftalmologista. Além disso, é possível amenizar os sintomas com algumas dicas que irão beneficiar e ajudar a diminuir as ocorrências do SVC, incluindo a ergonomia.

 

1 – Estação de trabalho ergonômica
O posicionamento do monitor em seu posto de trabalho é fundamental para amenizar o desconforto causado nos olhos. Para posicionar a cabeça de maneira que fique confortável, fixe no centro do monitor e alinhe o queixo paralelo ao chão. É importante que seu pescoço não fique curvado para cima ou para baixo. Essa posição irá causar menos cansaço aos seus olhos evitando o estresse dos músculos oculares.

Mas sabemos que não é fácil manter a postura correta durante todo o dia de trabalho, para ajudar você a sentar corretamente e evitar o estresse ocular, a sugestão é usar o Suporte Monitor ou o Suporte para Notebook.

O Suporte Monitor e para Notebook faz a correção da linha da visão em relação à tela, evitando que haja esforço na região cervical, fadiga na lombar e pescoço. Além disso, há outras características e benefícios do suporte que são:

# Favorecer a ergonomia
# Corrigir a postura enquanto sentado
# Mantém o pescoço e coluna na postura correta
# Previne doenças ocupacionais LER/DORT
# Proporciona mais espaço útil na mesa
# Fácil de montar (vídeo explicativo abaixo)

Aperte o play e veja como é prático montar o Suporte para Monitor.

[youtube]https://youtu.be/_MKQ3MnjgSc[/youtube]

 

2 – Piscar 
Pisque para não ressecar os olhos. O ato de piscar lubrifica o globo ocular e muitas vezes por estarmos tão concentrados esquecemos dessa ação que é simples, mas importantíssima.

3 – Brilho do monitor
O excesso de brilho, por exemplo, pode causar a fadiga e o estresse nos seus olhos. Procure ajustar a intensidade que você consiga enxergar de maneira confortável.

4 – Monitor LCD
Esse tipo de monitor tem uma melhor resolução e iluminação, evitando o cansaço para seus olhos.

5 – Intervalos
A cada 1 ou 2 horas de trabalho, faça uma pausa de 10 minutos para relaxar os olhos. Vá ao banheiro, busque água ou tome um café, o importante é dar um descanso para o globo ocular. E claro, já ajudar a relaxar e movimentar também o corpo.

 

Alguns artigos relacionados que você vai curtir:

# 6 DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA SENTADO

# SAIBA A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PARA MONITOR

# CHECKLIST DA ERGONOMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA BOA POSTURA

 

Para concluir: mantenha a postura enquanto sentado, pisque mais e faça os intervalos para descanso dos seus olhos. Coloque em práticas as dicas e mantenha seus olhos saudáveis.

Além dos produtos ergonômicos citados nesse artigo, você pode conferir a linha completa de ergonomia em nossa loja virtual. Acesse e compre clicando no banner abaixo.

 

 

Até a próxima semana.

 

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