Pirâmide dos bons hábitos: construa a sua

 

O ser humano é uma máquina muito especial e insubstituível, a única que mistura inteligência, intuição e emoções. Como toda máquina, ele precisa de manutenção e a nossa é diária. Hoje muitas empresas já perceberam a importância de cuidar bem da saúde de seus funcionários e o impacto que esta atitude tem na produtividade, investindo em ambientes planejados, investindo em ergonomia e muitas vezes oferecendo até em suporte de uma equipe para cuidar da sua saúde: Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Nutricionistas, Enfermeiros e Fisioterapeuta do Trabalho, além de Educadores Físicos.

Acontece que participar dos programas que a empresa oferece nem sempre é suficiente, é essencial que cada um faça sua parte fora da empresa, em casa, nas horas vagas, no lazer.

Quer ganhar mais qualidade de vida e não sabe por onde começar? Não entre em pânico, para ajudar você, trazemos neste post a Pirâmide dos Bons Hábitos, dicas simples que irão mudar sua rotina diária e semanal para melhor!

 

 


PIRÂMIDE DOS BONS HÁBITOS: ATITUDES QUE FAZEM TODA DIFERENÇA

 

7 dias por semana: Ou seja, todo santo dia. Fazer alongamentos. O corpo tem a base de seu funcionamento com interações químicas, físicas e elétricas. Ao alongar, organizamos essa estrutura, além de aquecer e preparar o corpo para o bom funcionamento. Antes de uma atividade física, do trabalho ou mesmo após levantarmos, essa prática é fundamental. Se a sua empresa não tem um programa de ginástica laboral, faça por conta própria.

Tente alongar os músculos do pescoço e cabeça e vá descendo, passando para os braços, tronco e pernas. De 20 a 30 segundos é o suficiente. Se necessário, conte com a orientação de um profissional, um educador físico, fisioterapeuta, médico. Conheça seu corpo e respeite seus limites!

 

6 dias por semana: Cuide da sua alimentação. Siga as regras básicas da boa alimentação, como o consumo de verduras, legumes, frutas, equilibre carboidratos com proteínas e fibras. Como regra geral faça um prato colorido e consuma bastante líquido. O ideal é consultar um nutricionista e criar a dieta perfeita para o seu biotipo. E segui-la.

 

5 dias por semana: 5 boas noites de sono. É durante o sono que recuperamos nosso corpo, as células são renovadas, o metabolismo é alterado. Dormir bem é fundamental para um dia produtivo. Não podemos afirmar quantas horas exatas, pois cada pessoa tem um ritmo e necessidades diferentes, alguns precisam de 6 horas, outros de 8 horas, uns dormem mais tarde, outros funcionam melhor no período da tarde. Seja qual for sua característica, procure encontrar o denominador ideal e lembre-se que respeitar uma boa noite, ou dia de sono, é fundamental. Se você tem uma rotina puxada, compense nos finais de semana ou nos dias de folga, essas compensações ajudam na recuperação do sono perdido.

 

4 dias por semana: Seja ativo. Você deve se achar muito ativo como a maioria das pessoas, pois fazemos mil coisas, porém sempre cercados por facilidades, vamos admitir. Mudanças de pequenos hábitos como preferir a escada normal à escada rolante do shopping, ou o elevador do seu prédio, ou até mesmo ir caminhando até a padaria da esquina – em vez de tirar o carro da garagem e andar 50 metros. Repense os pequenos hábitos e faça deles uma oportunidade de ser mais ativo.

 

3 dias por semana: Seu corpo pede atividades aeróbicas como nadar, pedalar, correr que trabalhem nosso sistema cardiopulmonar (coração e pulmão). Mande o sedentarismo pra bem longe, se você, simplesmente, caminhar 3 vezes por semana, já não irá mais fazer parte do grupo dos sedentários. Faça sua avaliação com um cardiologista, e comece a praticar.

 

2 dias por semana: Dia de fazer força. Conforme o tempo passa, nosso metabolismo fica mais lento e precisamos tomar atitudes para equilibrar o peso dos anos. É fundamental exercícios que você escolha, no mínimo, dois dias por semana para fortalecer e manter a massa muscular. O ideal seria, realmente, fazer musculação, como nem todos gostam de puxar ferro, a alternativa são os exercícios livres como abdominal, flexão de braço, agachamentos etc. Um educador físico é o profissional mais habilitado para lhe auxiliar.

 

1 dia por semana: Dedicação total a você. Durante a semana, somos cobrados o tempo todo para darmos nosso 100%, isso nos traz uma carga de tensão que prejudica a saúde. Tire um dia para relaxar, um dia para você. Assista TV, leia um bom livro, leia, durma até tarde. Relaxe, e recarregue totalmente as energias.

 

Viver melhor é uma escolha sua.

Hoje, com toda a informação que temos, é praticamente, imperdoável que as pessoas não adotem hábitos para garantir uma qualidade de vida melhor. Se você quer viver bem e por muito tempo é bom começar a rever sua rotina. Não pedimos que siga estritamente todos os passos da Pirâmide dos Bons Hábitos, mas use-a como uma reflexão, e vá montando a sua. Comece devagarinho, mas comece agora mesmo. Faça pelo seu futuro, faça pela sua felicidade, faça como uma prova de amor por você mesmo.

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