Por que devemos ter consciência corporal?

É fato que o nosso corpo não foi criado para ficar parado. Músculos e articulações foram projetados para estarem em movimento, suportar cargas, fazer força. Precisamos estar em constante atividade, mas infelizmente negligenciamos estes cuidados. Esquecemos da boa postura durante a vida diária e laboral e isto está relacionado diretamente a nossa consciência corporal.

 

O que precisamos entender sobre CONSCIÊNCIA CORPORAL

Significa tomar consciência do próprio corpo. É conhecer, entender e saber como ele funciona. Reconhecer os sinais que ele emite. Quando somos capazes de identificar as reações do corpo, economizamos energia ao realizarmos movimentos e evitamos lesões e dores.

Assim como nos comunicamos com o mundo exterior por meio dos sentidos, tato, visão, audição, paladar e olfato, também sentimos os estímulos internos, através dos músculos, articulações e órgãos.

Quando por um longo período e de forma repetitiva agredimos nosso corpo, ele reage enviando sinais de que algo está errado. Porém, muitas vezes não prestamos atenção, pois não temos conhecimento do nosso próprio corpo.

É certo que quando temos consciência corporal é possível ter mais energia e saúde, ou seja, mais qualidade de vida.

Em nossa rotina diária vivemos parte dela sentados ou em posições incorretas, causando a má postura e prejudicando a percepção corporal. Sentar errado é um erro comum entre muitas pessoas, causando graves problemas na coluna cervical e também na lombar, além das pernas. Uma dica é apoiar os pés em um suporte para que o ângulo das pernas fiquem em 90º.

 

Também é importante prestar atenção ao estado emocional e ao sedentarismo, pois muitas doenças surgem quando levamos o nosso corpo além do que ele é capaz de suportar.

:: Emocional – o corpo reflete o estado em que uma pessoa está. Se ela é reprimida ou com baixa autoestima seu corpo irá reagir com uma postura curvada, consequentemente dores cervicais.

:: Sedentarismo –  não é diretamente o causador de uma postura errada, mas a falta de exercícios prejudica o conhecimento do próprio corpo. Quem prática alguma atividade física, tende a conhecer o seu corpo.

 

BENEFÍCIOS DA CONSCIÊNCIA CORPORAL

Como falamos, é importante prestar atenção ao funcionamento do corpo, ter autoconhecimento e entender o que ele é capaz de fazer e quais as limitações para que não desperdiçamos energia.

:: Combater os males – quando tomamos consciência do corpo, despertamos um conhecimento interno que é possível de combater os males que desenvolvemos com atitudes e posturas incorretas durante nossa rotina.

:: Evitar doenças – conhecer o nosso corpo, nos torna capazes de perceber conexões entre mente e corpo. Somos capazes de enxergar nossos pontos fracos e fortes e como utilizar da melhor maneira e com equilíbrio. Enfim, aprendemos a ouvir quando o corpo pede uma trégua evitando possíveis patologias.

COMO DESENVOLVER CONSCIÊNCIA CORPORAL?

Concentração
É preciso se desligar, focar apenas no que você está fazendo. Se você estiver na academia treinando, concentre-se na execução do exercício. Esqueça o que está ao seu redor.

Respiração
É fundamental que a respiração seja executada corretamente. Ela é responsável por várias reações do corpo. Assim como em um momento de estresse, que respirar fundo acalma, nas atividades físicas os músculos também precisam de oxigênio.

Postura Corporal
Manter uma postura correta durante todo o dia é fato que não é tarefa fácil. E é nesta situação que ter consciência corporal faz a diferença em seu dia-a-dia. Algumas atividades como RPG e Pilates permitem ter uma conexão entre corpo e mente. É possível estimular áreas que antes não se tinha conhecimento. A percepção corporal proporciona muitas vantagens para uma vida melhor, pois ficar horas em frente de um computador, por exemplo, causa diversos vícios posturais, como ombros elevados, coluna e pescoço curvados.

E o que você tem feito para manter seu corpo em movimento?

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos