Postura correta diminui risco de torcicolo

Quando sentimos dor ao virar o pescoço para um lado, comumente chamamos de torcicolo, ou cervicalgia. Normalmente, acordamos com essa dor por ter dormido de mau jeito, mas saibam que ela pode ocorrer até mesmo ao falar ao telefone com o aparelho entre a cabeça e o ombro.

O fato de a dor aparecer mais facilmente ao acordar deve-se aos nossos movimentos involuntários durante o sono, que nos deixam mais vulneráveis a desníveis e podem causar o desequilíbrio da nossa cabeça e consequentemente o torcicolo.

Você pode não saber, mas o seu pescoço sustenta em média 10% do peso corporal. Ou seja, fortalecê-lo é imprescindível! Como também é imprescindível manter a cabeça em equilíbrio. Deglutição, fala ou respiração errada podem tensionar o pescoço.

Exercícios que podem ajudar:

Pessoas com atividades que tensionam muito o pescoço devem fazer alongamentos a cada 2 horas, por cerca de 5 minutos.

Suba o ombro e vire o queixo para o mesmo lado, como se fosse limpá-lo na roupa. Depois, solte o ombro, coloque a cabeça para baixo e pressione-a com as mãos. Então, leve a cabeça para trás.

Flexione a cabeça para frente e para trás, olhe sobre os ombros para um lado e para o outro, e faça rotações lentas, nos sentidos horário e anti-horário.

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