Qual a melhor maneira de organizar a mesa de trabalho?

 

Como anda a sua mesa de trabalho? Você é aquela pessoa organizada, que antes de ir embora deixa tudo no seu devido lugar, ou é aquela que vai embora, deixando papéis espalhados e a caneca para lavar? É fato que passamos mais tempo do nosso dia trabalhando do que em qualquer outro local. Assim como em casa, buscamos deixar, na medida do possível, as coisas no seu devido lugar para que consigamos encontrar rapidamente aquilo que precisamos. Ter uma mesa organizada ajuda na produtividade e no desempenho das suas tarefas diárias.

IMAGINE UMA CABINE DE AVIÃO

Você já esteve em uma cabine de avião? Percebeu que todos os controles estão ao alcance do piloto para que ele possa comandar a aeronave, realizando um voo seguro para os passageiros? Ou até podemos pensar algo mais próximo, como um carro. Você reparou como os principais controles estão ao nosso alcance, sem precisar que façamos grandes movimentos para ativá-los? Dar a seta, acender os faróis, buzinar. Isso é a primeira coisa que é feita no projeto de um carro: verificar o posicionamento das pessoas em relação aos equipamentos e analisar as movimentações necessárias no interior do veículo.

O projeto de um carro é feito tanto para uma mulher de 1,49m, quanto para um homem de 1,88m. Isso quer dizer que ambos precisam alcançar pedais e volantes além de que seja possível ter visibilidade dos espelhos etc.

Da mesma forma devemos pensar em nossa mesa de trabalho. O essencial para a rotina deve estar a poucos centímetros de distância para que não haja grandes movimentos do corpo. E que não comprometa a postura, principalmente. Aqui que a ergonomia entra como protagonista. Além de ter uma baia arrumada, estar com o monitor na posição correta ou a cadeira na altura adequada é fundamental para que a produtividade não seja comprometida.

Lembra que já falamos de Produtividade e Ergonomia? Clique no link abaixo, caso queira relembrar ou ler pela primeira vez.

# BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA MEHORAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIO E A EMPRESA


A MESA DE TRABALHO

mesa-de-trabalho-organizacao-limpeza-computador-notebook

Minha mesa, meu jeito. Ok, é a sua mesa de trabalho, ou seja, seu jeito de organizar – ou não. Entendemos que cada um gosta da sua maneira, mas algumas coisas são importantes, afinal, são 8h em média que você fica sentado ou em pé na mesma posição. Então, se não houver organização e adequação do local e dos equipamentos usados, irá causar problemas para você, atraso na entrega das suas tarefas, além de prejudicar a sua saúde, com lesões, dores e algumas doenças, resultando perda de qualidade de vida e de bem-estar.

Se pensarmos na cabine de avião ou o interior de um carro, como citamos acima, que tudo está ao alcance, a nossa mesa também precisa estar alinhada a nós. É aqui que começamos a falar de ergonomia. E ergonomia não é só altura, posição, conforto, adequação entre a máquina e o ser humano. Ela vai além. E é sobre isso que vamos falar agora.

Primeiro, vamos contar para você como deixar a mesa mais eficiente, veja os primeiros passos:

1. FAXINA – Tem mania de guardar todo papelzinho anotado? Sem percebermos, isso gera pilhas e pilhas de papéis e gavetas abarrotadas de documentos. Largue essa vida de acumulador, desapega! Tire algumas horinhas para fazer a faxina, revise os papéis, cartões de visita, cadernos e agendas antigos, revistas, canetas etc. Lembre-se: aquilo que é possível de reciclar, separe e dê o destino correto.

2. LIMPEZA – Agora que você separou tudo que não é mais necessário, é hora de limpar a mesa, gavetas, computador. Ah! E quanto tempo você não faz isso? Inclusive, recomendamos o Limpa Tela Antibactericida. Abaixo já falamos sobre ele. Se você tem por hábito comer na frente do computador, a sujeira é ainda maior, além da poeira. Pegue um pano limpo e o Limpa Tela ou ainda detergente, e faça a higiene da mesa.
Recomendamos o Limpa Tela porque, além de limpar o monitor sem danificá-lo, a sua formulação não contém álcool. Ele possui um composto exclusivo que elimina as bactérias acumuladas em superfícies de telas e displays, garantindo total limpeza e higienização do notebook, tablet, smartphone ou óculos, eliminando até 99% das bactérias a partir da primeira aplicação.

3. SÓ O NECESSÁRIO – Faxina e limpeza feitas, é hora de organizar a mesa. Só deixe sob a mesa aquilo que realmente usará diariamente. Caneta, lápis, bloco de anotações, post-it, agenda, garrafa d’água, caneca do café, telefone e celular (não tem como ficar longe dele, não é?).

4. SEM MUITO ENFEITE – Algumas pessoas adoram decorar a baia: é foto, lembrancinhas, miniatura de personagens etc. Humm, é o seu caso? Cuidado. Se você não limpa a mesa com frequência, é ali que irá acumular poeira. Um problemão para os alérgicos. E lembre-se: menos é mais. Escolha somente aqueles que irão deixar a mesa com a sua cara e que trarão boas lembranças.

5. ORGANIZE AS IDEIAS E TAREFAS – Seja a versão impressa ou on-line, tenha tudo anotado. Usar agenda ajuda na organização das tarefas e compromissos diários, garantindo uma melhor gestão do tempo.


O AMBIENTE

ambiente-mesa-de-trabalho-organizacao-limpeza-computador-notebook

Ok, já falamos da arrumação e desapego, agora é hora de saber o quanto a sua volta também influencia no seu dia de trabalho. Sabemos que não será em toda empresa que podemos sugerir, indicar e até interferir em alguma mudança e decoração. Mas as dicas abaixo servirão para seu conhecimento, e se você puder dar uma dica para seu chefe/superior, já tome nota do que é importante e adequado para o ambiente que você fica por tanto tempo.

Ter um espaço favorável para o desenvolvimento dos afazeres que proporcione desafio, criatividade e que permita seus funcionários serem produtivos, deve estar entre as prioridades das empresas atuais. Isso irá impactar diretamente nos resultados da organização.

Sendo assim, veja as dicas abaixo:

1. MESA
A sua mesa de trabalho também é uma ferramenta. Muitas pessoas e empresas, geralmente, ignoram e fornecem mesas sem altura e tamanho suficiente para o trabalhador. Algumas considerações devem ser observadas no momento que escolher qual mesa é adequada ou não. O ideal é pensar em cada colaborador, ou pelo menos observar, na maioria, qual a altura de cada pessoa. A Norma Regulamentadora NR 17 indica que a altura tenha o mínimo de 72 cm e máximo de 75 cm. Para pessoas com estatura acima de 1,75 m, deve-se escolher uma mesa superior a 75 cm. Além da altura, outros pontos precisam de atenção, como profundidade e largura.

2. SOM – MÚSICA
Se você viu o post da semana passada, já sabe dos diversos benefícios que ouvir música traz no ambiente de trabalho. Além de ajudar na produtividade, ouvir música ajuda a isolar barulhos incômodos que atrapalham na concentração e criatividade. Leia ou releia o post e confira o que devemos ouvir durante o trabalho, e confira as nossas playlists sugeridas.

#  CONHEÇA OS 10 BENEFÍCIOS DA MÚSICA DURANTE O TRABALHO E QUAIS MÚSICAS OUVIR

3. ILUMINAÇÃO
Você trabalha em um ambiente que tem janelas ou é um espaço todo fechado? A luz natural traz diversos benefícios, como reduzir o estresse e ansiedade, e ajudar na concentração, segundo o estudo de alguns pesquisadores. Além disso, a luz solar contribui para regular o nosso corpo, inclusive, na liberação de serotonina – um neurotransmissor que transmite sinais a partir do cérebro para diversas áreas do corpo, influenciando em nossas funções corporais e psicológicas.

A Norma Regulamentadora orienta, conforme publicação:

17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

4. TEMPERATURA
Na sua empresa rola aquela discussão “aumenta a temperatura do ar”, “não, diminui que está calor”? Esse é um dilema em diversas empresas. E você sabia que existe a temperatura indicada, segundo a NR 17?
17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
b) Índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados).
Em últimos casos, se 20ºC for frio pra você, deixe um casaco na empresa, assim sempre que precisar, é só vestir.

5. COR
Você sabia que as cores que estão no logotipo das marcas não são por acaso? A psicologia das cores é um estudo que explica como certas cores podem nos influenciar no pensar e no agir.

Algumas cores e seus significados:
# Vermelho: energizante e quente
# Amarelo: também é energizante e ajuda no ânimo
# Laranja: estimulante e divertido
# Azul: estimula o pensamento e ajuda na concentração
# Verde: tranquilizante e equilibrada
# Branco: sensação de espaço
#Preto: sofisticado

Ficou curioso para conhecer e entender a cores, clique aqui.

Ou seja, o ambiente da sala em que você trabalha e até mesmo as peças decorativas que você escolher para por na sua mesa, podem influenciar no seu trabalho.

6. PLANTAS
A Revista Exame publicou uma matéria referente a uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, onde os pesquisadores descobriram que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Além disso, eles descobriram que o contato com plantas a longo prazo melhorou a satisfação e a qualidade de vida dos colaboradores.

De acordo com o professor da Universidade de Queensland e co-autor da pesquisa, Alex Haslam, um escritório mais “verde” ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.

 


A ERGONOMIA

Postura-Correta-Ergonomia-Mesa-de-Trabalho-Escritorio-Empresa-Trabalhador-Funcionario-Suporte-Monitor-Notebook-Apoio-Pes-Punho-Pulso-Braco-pescoco_Reliza

Bom, já organizamos e limpamos a mesa de trabalho, o que ainda falta? Lembra que lá no começo desse artigo, falamos que a ergonomia é importantíssima, que não valerá nada do que foi feito se não cuidarmos da nossa postura. Então chegou a vez dela. Vamos deixar algumas dicas para trabalhar em segurança e conforto. Antes saiba o que é ergonomia:

A definição de Ergonomia segunda a IEA (Associação Internacional de Ergonomia)

“A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.” (2010)
O objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto.

Podemos afirmar que a ergonomia surgiu em função da necessidade de o ser humano precisar aplicar menos esforço físico e mental em suas atividades diárias. E ter hábitos ergonômicos contribui na:

# Melhoria da Postura e evitar doenças ocupacionais: a dor na coluna, devido à má postura, é um dos maiores motivos de afastamento nas empresas, assim como LER/DORT, que são causados pela falta de equipamentos adequados e ajustados aos funcionários, como cadeira, suporte monitor, apoio para os pés e antebraços.

# Produtividade: é possível aumentar a disposição, eficiência e a motivação do trabalhador e em consequência a entrega e produção das tarefas diárias na empresa com adequações e ajustes na estação de trabalho, fornecimento de equipamentos ergonômicos e ginástica laboral.

# Afastamento e ausência: as técnicas ergonômicas proporcionam saúde e bem-estar ao colaborador durante uma jornada de trabalho.

# Valorização profissional: o funcionário sente-se reconhecido e valorizado por receber suporte para exercer sua atividade.

# Qualidade de vida: é possível amenizar o cansaço e lesões no corpo, usando equipamentos ergonômicos, fazendo intervalos, participando da ginástica laboral.

Agora é hora de por em prática a ergonomia.

1. MONITOR

Sentado à frente do seu monitor veja, se a altura dos seus olhos está alinhada ao centro da tela, para que a cabeça não fique inclinada nem para cima ou para baixo, ou seja, alinhe os olhos na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça (somente os olhos).

A nossa indicação para você é:

PARA VOCÊ QUE USA PC:

SUPORTE MONITOR
O Suporte para Monitor que faz a correção da linha de visão do usuário à tela do monitor, aliviando o esforço exercido sobre a região cervical e ajuda à evitar fadiga na lombar, nuca e pescoço. [Produto Ergonômico em conformidade com a NR 17 do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora – Ergonomia)].

# Favorece a ergonomia enquanto sentado
# Mantém a tela na altura ideal dos olhos
# Corrige a posição do pescoço e da coluna
# Aumenta o espaço útil na mesa de trabalho

Detalhes do produto clique aqui.

PARA VOCÊ QUE USA NOTEBOOK:

SUPORTE PARA NOTEBOOK
Além das características ergonômicas, o Suporte mantém o notebook em um nível elevado da mesa, permitindo a livre circulação do ar abaixo do aparelho (refrigeração), ajudando a evitar o calor excessivo dos componentes internos ou até mesmo o superaquecimento do aparelho. [Produto Ergonômico em conformidade com a NR 17 do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora – Ergonomia)].

# Corrige a linha de visão em relação ao notebook
# Previne doenças ocupacionais (LER/DORT)
# Evita a fadiga e tensão muscular
# 5 níveis de regulagem de altura e de largura
# Produto pronto para usar

Detalhes do produto aqui.

2. BRAÇOS E OMBROS

Os cotovelos devem estar levemente esticados e os ombros devem ficar relaxados. É importante utilizar as articulações de ombros e cotovelo do que movimentar só o punho.

A dica é usar o apoio para o mouse:

MOUSEPAD
Previne doenças ocupacionais como a LER/DORT, é um produto ergonômico em conformidade com a NR17 (Ministério do Trabalho) e também:

# Higiênico – O material resistente à poeira, manchas e proliferação de bactérias. É de fácil limpeza.
# Área de circulação do mouse desenvolvida em neoprene – Toda a área de circulação do mouse foi desenvolvida em neoprene, revestida com uma delicada camada de poliéster, que favorece os movimentos precisos ao utilizar o mouse.
# Base antiderrapante – A parte inferior (apoiada na mesa) possui textura antiderrapante, evitando que o mousepad deslize e atrapalhe a performance dos movimentos.
# Produto resistente e de longa vida útil – O material utilizado na fabricação do Mousepad Ergonômico possui vida útil superior. Foi desenvolvido para resistir ao uso diário e intenso pelo usuário, o que resulta em uma vida útil muito maior do produto, sem se deteriorar.

Detalhes do produto aqui.

APOIO PARA ANTEBRAÇOS
Tem como benefícios e características:

# Evitar a fadiga muscular.
# Possibilitar o posicionamento correto do antebraço em mesas com espaço limitado.
# Contém 8 pastilhas magnéticas – o magnetismo é permanente e promove o equilíbrio do fluxo energético e magnético do corpo, além de oxigenar e reabastecer energicamente as células.
# Contribuir para o aumento da produtividade do usuário, através do relaxamento e posicionamento correto do braço sobre a mesa de trabalho.
# Revestimento impermeável de fácil limpeza.
# Produto ergonômico em conformidade com a NR17 (Ministério do Trabalho).
# Prevenir doenças ocupacionais como LER/DORT.

Detalhes do produto aqui.

3. SENTAR E PERNAS

Como é a sua cadeira? Tem um assento confortável ou possui regulagem de altura? Ela não pode ser só uma peça bonita. Precisa oferecer conforto e ergonomia para você que passa horas sentado nela. Além do mais, você não quer ficar com dores nas costas depois de um longo dia de trabalho, certo? Então confira as dicas abaixo da cadeira adequada ergonomicamente.

CADEIRA
# A altura ideal deve ser de 48 a 58cm
# O encosto deve estar a 110° do assento
# A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal
# Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte

Em relação as suas pernas, deixe as plantas dos seus pés devem estar 100% apoiadas no chão ou no suporte, ou seja, as articulações dos joelhos precisam estar em um ângulo de 90º. As costas e a região lombar precisam estar apoiadas no encosto da cadeira, mantendo a postura ereta, enquanto os pés estão apoiados.

APOIO DOS PÉS
O Apoio para os Pés tem por característica e benefícios:
# Evitar fadigas musculares, formigamentos e lesões a longo prazo.
# Garantir a boa circulação sanguínea nas pernas, evitando o aparecimento de varizes.
# Evitar dores nas costas.
# Corrigir a postura.
# Revestimento emborrachado antiderrapante e impermeável.
# Inclinação ajustável – tem três níveis de regulagem da plataforma.
# Possui laudo ergonômico.

Detalhes do produto aqui.

Viu como é possível ter uma mesa de trabalho organizada, limpa e ergonômica? Agora que você já tem todas as dicas, dá uma passadinha em nossa loja virtual e confira os demais produtos ergonômicos.

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos