4 DICAS para não deixar a rotina e o estresse te consumirem

“Meu Deus, preciso correr estou atrasado!”
“Nossa, preciso resolver estes problemas urgente…”
“Ah, vou tomar café na mesa mesmo, não tenho tempo…”
“Preciso terminar isso o mais rápido possível!”

Alguma destas frases faz algum sentido no seu dia a dia? Com a rotina cada vez mais acelerada, as pessoas simplesmente se esquecem ou deixam de lado as preocupações fundamentais tanto para a saúde mental quanto para a saúde física.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 

Além de afligir diretamente a geração de profissionais que já está a mais tempo no mercado de trabalho, a rotina super acelerada (diretamente associada à ansiedade) é um mal que também está desgastando a geração mais nova (geração Y), que em grande parte está no início da carreira. Infelizmente sabe-se que esta geração irá sofrer consequências ainda mais graves em um futuro próximo, caso não comece a repensar agora certos cuidados diários com sua saúde e integridade física.

Que tal mudar sua rotina e começar a preocupar-se um pouco mais com sua saúde?

 


4 DICAS FUNDAMENTAIS PARA POR EM PRÁTICA 

 

#1 Pise no freio! Organize sua mente 

Antes de sair fazendo tudo ao mesmo tempo ou atropelar uma tarefa com a outra, pare pra pensar e se organize antes de agir. Liste tudo que você precisa fazer/cumprir (escreve à mão ou utilize um documento no computador, como preferir). Depois disso organize suas tarefas em uma ordem de prioridade, estabelecendo um prazo final, pessoas envolvidas (caso hajam), custos envolvidos, e outros critérios que você achar relevante em sua função. Você pode organizar suas tarefas por dia, semana ou mês. Mas cuidado! Não há necessidade de detalhar profundamente cada tarefa, registre apenas o essencial. Depois que tiver tudo bem organizado e uma ordem a seguir, mãos a obra.

 

#2 Tenha bons hábitos alimentares 

“Você é o que você come”… Esta sábia frase que é muito bem conhecida já traduz muita coisa. Na verdade este tópico não é novidade pra ninguém. Uma boa rotina alimentar depende muito mais da dedicação e disciplina de cada um. Antes de mais nada, pare para refletir em como está sua rotina alimentar diária. Está se alimentando de maneira saudável? Fazendo de 5 a 7 refeições por dia? Se a resposta para as duas perguntas foi “sim”, Parabéns! Você está em um pequeno grupo de pessoas que realmente está no caminho certo e cuidando da saúde. Caso sua resposta tenha sido “não” para alguma das perguntas, ou para as duas, está na hora de repensar. Busque se informar a respeito de alimentos saudáveis, pesquise, busque. Mas tome cuidado para saber filtrar conteúdo na internet. Nossa última e maior recomendação seria consultar-se com um Nutricionista. Vale a pena.

 

#3 Exercite sua Inteligência Emocional   

Você já ouviu falar em Quociente Emocional ou Inteligência Emocional? Veja uma breve definição: “Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.” Antes de mais nada, entenda como você funciona hoje. Reflita mais uma vez… como você reage ou se posiciona geralmente? Com que postura? O Quociente Emocional vem se tornando cada vez mais importante e mais valorizado pelas empresas no ambiente profissional. Saber se relacionar com pessoas e entender que cada um tem um “jeitinho” de lidar, é crucial. Quando alguém fala algo pra você, tente absorver bem a informação antes de responder. Coloque-se no lugar da pessoa, tente entender pelo ponto de vista dela. Outro ponto super importante, é trabalhar sua resiliência. Saber lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão é uma tarefa árdua e muito difícil. Mas trabalhe este lado em você e evolua sua resiliência. Você perceberá que, com o tempo, ficará muito mais fácil lidar com problemas e dar a volta por cima.

 

Alguns artigos relacionados que você vai curtir:

# 6 DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA SENTADO

# SAIBA A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PARA MONITOR

# CHECKLIST DA ERGONOMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA BOA POSTURA

 

#4 Ergonomia – Corrija sua Postura e preserve seu corpo 

Bom, vamos direcionar esse tópico com maior foco para quem trabalha com computador. Como está sua postura agora? Será que suas costas, braços e pernas estão nas angulações corretas? Aqui vai uma verdade: estudos indicam que 80% dos brasileiros têm ou terão dor na coluna, em algum momento da vida. E isso é resultado da má postura. Se você trabalha diariamente com computador, reveja as condições ergonômicas de sua mesa.

Postura Incorreta e Correta Ergonomia Reliza

Postura Incorreta sem Ergonomia (esquerda) e Postura Correta com Produtos Ergonômicos Reliza (direita).

 

-> Costas (coluna) e pescoço: a postura indicada na figura da direita mostra perfeitamente como deve ser a angulação ideal da coluna e pescoço. As costas devem ficar inteiramente apoiadas na base da cadeira, ficando em linha reta. O monitor deve estar na altura correta dos olhos, formando uma linha imaginária reta entre os olhos e o monitor, além de ser respeitada a distância de no mínimo 45 cm do monitor.  Para auxiliar na correção da postura e evitar o forçamento da lombar, coluna e pescoço, devido a altura incorreta do monitor, confira os modelos de Suporte para Monitor. Com o monitor na altura correta, toda a região das costas (desde a lombar até o pescoço) poderão ficar relaxados e sem curvaturas, evitando fadigas e lesões musculares graves.

 

-> Braços: totalmente apoiados em 90º. O antebraço deve ficar inteiramente apoiado, evitando problemas de circulação sanguínea e fadiga muscular.

 

-> Pernas: devem estar relaxadas e em 90º. A parte de trás das coxas não deve estar pressionada a cadeira e nem os pés suspensos sem contato completo com uma superfície. Caso isso aconteça, a circulação sanguínea será prejudicada, podendo causar inchaço, formigamento e aparecimento de varizes, além de fadiga muscular nas pernas.

 

-> Punhos: os punhos devem ficar em linha reta e relaxados quando em contato com o teclado e mouse, sem forçar a articulação dos punhos para cima ou para baixo. Veja como adaptar facilmente seus punhos a posição correta com o Apoio Ergonômico para Teclado e com o Mousepad Ergonômico.

Punhos: posição incorreta (esquerda e meio) e posição correta (direita) com Mousepad Reliza.

Punhos: posição incorreta (esquerda e meio) e posição correta (direita) com Mousepad Reliza.

 

 

Agora é com você! Que tal levar em consideração essas dicas e começar a colocar em prática? Sua saúde agradece!
Conheça a linha completa de produtos ergonômicos em nossa loja. Acesse loja.www.reliza.com.br

 

Se identificou com alguma situação? Deixe seu comentário abaixo 🙂

Até a próxima semana.

“Esse post foi inicialmente publicado em 08 de abril de 2015. Foi atualizado e reeditado em 29 de agosto de 2017“

 

1 comentário

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos