Saiba a importância da ergonomia na musculação

Você treina ou está pensando em começar a treinar musculação? Com certeza você está buscando condicionamento físico, mas também quer saúde, qualidade de vida, beleza e bem-estar. Mas iniciar um treinamento e não ter os cuidados necessários na execução dos exercícios, poderá causar lesões em decorrência de treinos mal executados, afetando a sua coluna ou outras regiões do corpo. E com certeza não é isso que você quer, não é?

Quando falamos em ergonomia, limitamos a associar com a área profissional. Engana-se pensar assim, mas isso é em decorrência que o discurso está muito voltado a esta área. O post de hoje é para mostrar a importância da ergonomia na atividade física, especificamente na musculação. Teremos uma série de posts nas próximas semanas sobre algumas modalidades esportivas, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog.

Um treino acompanhado por um profissional evita diversos problemas, isso por que o treinador terá o cuidado em corrigir a sua postura na execução do exercício, evitando que sua coluna sofra alguma lesão. E este é o propósito da ergonomia, oferecer conforto entre o equipamento e o homem. Este conforto está associado a qualidade de vida e bem-estar, oferecendo condições, seja no trabalho ou em alguma atividade física.

Antes de falarmos mais sobre a prática da musculação, vamos primeiro entender o que é.

O QUE É MUSCULAÇÃO?

É uma atividade anaeróbia que trabalha a musculatura corporal com peso (carga), realizando exercícios específicos para cada grupo muscular, com baixa intensidade para ganho de massa muscular ou alta intensidade para ganho de resistência.

Quem pratica musculação tem por objetivo aumentar a força ou massa muscular, diminuir a gordura corporal, melhorar o condicionamento físico e aumentar a resistência. E os resultados dependem da frequência, do tipo de treino, da alimentação e da qualidade do sono. Mas além disso, é importante ficar atento a boa ergonomia nos equipamentos e no desempenho dos exercícios.

 PORQUE É IMPORTANTE TER ERGONOMIA NA MUSCULAÇÃO

Um monitor que está na altura errada na sua estação de trabalho, por exemplo, pode se tornar um grande agressor para a sua coluna e articulações. Para corrigir a postura é necessário que a tela do computador esteja na altura ideal (falamos do assunto no post anterior, clique aqui). Equipamentos ergonômicos, como suporte monitor, cadeira ergonômica, irão oferecer conforto e contribuir na sua produtividade. O mesmo se aplica aos aparelhos de musculação.

Lesões musculares poderão ocorrer quando o aparelho é usado pelo praticante de maneira inadequada, como: distância do encosto nas costas, altura do assento, posição das pernas ou braços, movimentos do corpo na elevação dos membros superiores ou inferiores, e claro postura da cervical e lombar. O aparelho deve oferecer segurança ao usuário, o ajuste e a carga usada devem trabalhar um grupo específico de músculos, enquanto o outro grupo fica em repouso. Quando o equipamento está em desacordo e o movimento do exercício não está correto, poderá causar danos ao seu corpo.

Mas quando a musculação é praticada corretamente, pode corrigir o desvio postural. A prática, auxiliada pelo profissional, irá fortalecer os músculos afetados pela má postura. Para isso é preciso identificar a situação para que o treino seja adequado a situação do aluno.

ergonomia-musculacao-postura-coluna-academia-agachamento_reliza

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

# Previne dores nas costas

# Melhora a postura e flexibilidade – geralmente as dores nas costas estão relacionadas a fraqueza muscular

# Melhora a circulação e também pode diminuir a pressão arterial

# O coração fica mais saudável

# Acelera o metabolismo

# Melhora os aspectos cognitivos, como: concentração, memória, atenção e aprendizagem

# Diminui o risco de infecções, pois aumenta a resistência do sistema imunológico

# Pode evitar doenças, como a osteoporose, artrose e alivia sintomas de artrite

# Aumenta a densidade óssea

# Aumenta a massa muscular

# Reduz a gordura corporal

# Define o corpo

# Aumenta a força

# Melhora a estética do corpo

# Melhora a auto-estima

Considerações finais

CUIDADO COM A COLUNA

Cuidar da coluna requer medidas preventivas, praticar exercícios para fortalecimento dos músculos da região é fundamental. Muitas pessoas quando estão treinando esquecem de manter a postura, ficam com a cervical arqueada. Esta postura irá gerar tensão ou limitará a mobilidade dos músculos do tronco, causando possivelmente desvio na postura, desconforto e fortes dores.

NÃO TENHA PRESSA

Assim como em toda atividade física, a musculação não irá lhe oferecer um resultado a curto prazo. É preciso ser paciente, não adianta colocar muita carga, a sua coluna pode não suportar. Os resultados virão com a dedicação, determinação, qualidade dos treinos e alimentação.

FIQUE ESPERTO

Antes de mais nada é importante ter equilíbrio, os excessos podem trazer consequências negativas e até irreversíveis a sua saúde.
Algumas pesquisas revelaram que o maior número de contusões para quem levanta peso, é a lombar. 50% dos problemas posturais, dores musculares, articulações, tendinite, distensões, lombalgia e contraturas é originada na coluna.

Recomenda-se assim usar acessórios que podem a ajudar a proteger a lombar, como o cinturão de musculação, que oferece conforto e estabilidade. Além disso é importante também:

# Respirar corretamente

# Usar cargas compatíveis

# Respeitar os intervalos entre as séries

Bom treino 🙂

Ahh! E compartilhe este post com seus amigos.

Visite  nossa loja virtual www.reliza.com.br
E curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil

Até a próxima.
Abraços.

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos