Saiba como a ergonomia pode amenizar as dores causadas pela tendinite

 

Sabe aquela dor que você está sentido no pulso e que você insiste em ignorar? E se dissermos que pode ser Tendinite? É hora de você saber o que é, o que causa e como amenizar as dores causadas por esta doença ocupacional. E ATENÇÃO ao spoiler: a ergonomia tem muito a ajudar no tratamento para evitar que a tendinite se agrave. Continue lendo e veja as dicas de hoje.

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O QUE É TENDINITE?

Uma definição rápida: Tendinite é uma inflamação do tendão, que pode aparecer com sinais de dor, calor, fadiga, vermelhidão e inchaço.

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Em uma definição mais completa, precisamos primeiro entender o que é tendão. É a estrutura que liga os músculos aos ossos, ou seja, o tendão possui uma ligação direta com os músculos e ossos do corpo. Ele desliza dentro de uma membrana chamada peritendão, que é revestida de líquido e que suaviza o atrito do tendão e as estruturas. A tendinite surge quando há atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor, causando as dores já conhecidas.

Essa doença geralmente é motivada por esforço repetitivo ou por alguma outra doença. E pode surgir em qualquer parte do corpo, porém as regiões mais afetadas são mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos.

FATORES DE RISCO PARA SURGIMENTO DA TENDINITE

Os fatores de riscos que geralmente acometem um trabalhador são:

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>> Postura errada
>> Falta de alongamento muscular (tem post com dicas para alongar no trabalho, clique aqui)
>> Movimentos repetitivos (LER/DORT)
>> Estresse
>> Doenças autoimunes
>> Sedentarismo

As condições acima são as mais comuns, mas existem outras que podem ser associados à tendinite.

MAS COMO DESCONFIAR QUE SEJA TENDINITE E CONSULTAR UM MÉDICO?

Você deve se perguntar: sinto dores quando faço algum movimento ou quando seguro algum objeto? Por exemplo, quando digitamos estamos realizando um movimento repetitivo. Se isso lhe causa dores, tem suspeita de tendinite. Nesse caso, consulte um médico reumatologista.
Mas saiba que usar o computador não provoca diretamente a doença, mas a postura incorreta, a falta de produtos ergonômicos e o uso excessivo sem pausas são fatores associados ao surgimento da tendinite. Lembra que comentamos no início do post que a Ergonomia tem grande importância no tratamento da doença? O posicionamento adequado das mãos, punhos, cotovelos, ombros, lombar e cervical diminui o atrito entre os tendões e as estruturas que estão ao redor. O uso de produtos ergonômicos irão amenizar as dores e diminuir o agravamento, desde que usados da maneira correta.

COMO AMENIZAR AS DORES COM A ERGONOMIA?

Como já abordamos em outros posts, a Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o meio laboral, que visa proporcionar conforto e qualidade de vida ao ser humano durante a sua condição de trabalho. E isso está diretamente associado ao ambiente e às condições oferecidas para execução da função. Uma estação de trabalho que não proporciona os requisitos mínimos pode estar causando sérios problemas aos seus trabalhadores. Por isso debatemos tanto o assunto: não só para evitar as doenças ocupacionais que afastam funcionários, mas também para contribuir no aumento da produtividade, assim como atenuar as patologias a médio e a longo prazo.

Em relação à tendinite, a Ergonomia pode ajudar na prevenção e, quando já diagnosticada, amenizar as dores. Algumas medidas que você pode ter para evitar:

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>> Corrija a postura – não sabe como sentar com uma postura correta? Veja o post aqui. – E use produtos ergonômicos.
Caso você sinta dores nos cotovelos, o Apoio para Antebraço Ergonômico é o produto que você precisa usar. O apoio possibilita o posicionamento correto do antebraço, ou seja, toda a base do antebraço estará apoiada sobre a superfície do suporte, aliviando dores e evitando futuras lesões. E cuidado! O antebraço quando mal posicionado prejudicará a circulação sanguínea da região.

>> Faça pausas – a cada 2 horas trabalhadas, faça intervalo de 10 min – se a sua empresa oferece laboral, participe. Os exercícios também são eficazes na prevenção e para amenizar a dor que esteja sentindo.

>> Faça alongamento – em relação às mãos e aos punhos, faça alongamentos pelo menos 1 vez ao dia, e use o Mousepad Ergonômico. O apoio para o pulso proporciona uma postura correta do punho e da mão, prevenindo as lesões causadas pelo esforço repetitivo (LER/DORT).

>> Evite ficar na mesma posição por muito tempo – movimente-se! Se não pode levantar da mesa, movimente seu corpo, estique os braços e pernas e alongue a região do pescoço. Sempre com movimentos suaves.

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Mas atenção! Independentemente se você tem tendinite ou não, você pode evitar essa doença e tantas outras doenças ocupacionais usando produtos ergonômicos, que são regulamentados pelo Ministério do Trabalho (selo NR17) e que foram criados pensando no seu conforto e bem-estar. Acesse nossa loja virtual, loja.www.reliza.com.br.

Até a próxima 😃
Abraços

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