Saiba como você pode evitar as pernas inchadas

Você sente as suas pernas, pés ou tornozelos inchados após um dia de trabalho? Se você trabalha sentado por horas ou até mesmo em , e ao final do dia os membros inferiores incham, a causa provável deve ser a má circulação, isso porque você está ficando muito tempo na mesma posição e sem ergonomia na sua estação de trabalho.

Vamos fazer um teste. Aperte o osso da canela. A pele deve voltar imediatamente e não ficar marcada ou afundada. Mas se a pele demorar para voltar e ficar marcada, você está com inchaço.

O inchaço ou edema, termo médico, é o acúmulo de líquidos nos pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos dentro do corpo.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA CIRCULATÓRIO?

Ele é responsável por bombear o sangue através do nosso corpo. As artérias levam o sangue oxigenado para o coração, além dos nutrientes e oxigênio para os músculos, cérebro e outros órgãos. O retorno é feito pelas veias, que trazem o sangue de volta ao coração. Mas para que isso seja possível acontecer, é preciso da ajuda do músculo da perna, no caso, a panturrilha. Toda vez que contraímos a musculatura, da perna as veias são espremidas para que o sangue seja direcionado para cima, ou seja, da perna para o coração.

Quando dificultamos o processo de ida e volta do sangue, o corpo tende a reagir, como neste caso de as pernas ficarem inchadas. A má circulação ocorre quando a passagem do sangue é impedida, fazendo com que a circulação seja bem mais lenta.

 

AS CAUSAS DO INCHAÇO?

Pernas-paradas-inchaço-circulacao-postura_Reliza

Ficar sentado ou pé por muito tempo faz com que o sangue coagule e para ele voltar dos pés para o coração, é preciso se movimentar. O mesmo acontece quando cruzamos as pernas, causando o aumento da pressão sanguínea, que chamamos de paralisia do nervo peroneal. Tem post aqui explicando porque não devemos cruzar as pernas.

É possível melhorar estes sintomas com o Apoio para os Pés, Magnético e Massageador, que corrige a postura, onde os pés apoiados fazem força contrária e corrige a lombar para uma posição ergonômica ideal. Além disso, o suporte também oferece:

:: Possui 3 níveis de regulagens de altura: adequa-se ao usuário de várias estaturas.

:: Facilita a circulação sanguínea nas pernas: desobstrui as veias femorais, ajuda na prevenção de varizes, inchaço, formigamento e desconforto na musculatura das pernas.

:: Evita lesões e previne doenças ocupacionais: contribui para o aumento da produtividade, evitando que você sinta fadiga ou dores musculares que podem gerar afastamento.

:: Esferas massageadoras: contém esferas desenvolvidas em madeira com rotação frontal em 360 graus.

:: 26 Pastilhas Magnéticas: a plataforma de apoio contém pontos de terapia “Do-in” (mapa de zonas reflexas da planta dos pés), com cada pastilha magnética especialmente posicionada em um ponto específico. O magnetismo é permanente e promove o equilíbrio do fluxo energético e magnético do corpo, além de oxigenar e reabastecer energicamente as células (Obs.: para obter os benefícios do campo magnético e dos massageadores, é necessário o uso diário e pés descalços pelo período mínimo de 15 minutos).

:: Possui laudo ergonômico, conforme a NR17 do Ministério do Trabalho.

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O verão é um grande vilão. Com dias muitos quentes, o rim não consegue eliminar todo o líquido que consumimos. O calor também deixa as artérias mais cheias de sangue. Mas nem por isso você deve diminuir o consumo de água. Continue bebendo para não desidratar. O inchaço diminui quando a temperatura começar a reduzir.

Varizes-inchaço-circulacao-postura_Reliza

Também são causadoras de pernas inchadas. As dilatações nas veias acentuam o inchaço e o desconforto. Falamos o que são e como evitar as varizes neste post aqui.

 

QUAIS SINTOMAS?

:: Os pés, tornozelos e pernas aumentam de tamanho (incham).

:: A pele fica com aspecto esticada e brilhante.

:: Ocorre o afundamento da pele quando é pressionada.

 

COMO EVITAR E DIMINUIR O INCHAÇO?

SE VOCÊ FICA EM PÉ

:: Procure dividir o peso de um pé para outro.

:: Evite salto alto, bico fino e rasteiras. É sugerido que use salto com até 3 cm.

:: Use o Tapete Ergonômico Antifadiga.

 

SE VOCÊ FICA SENTADO

:: Procure levantar para movimentar as pernas. Vá ao banheiro, busque água e, ao invés de ligar para falar com o colega de trabalho, vá até a mesa dele. Faça isso a cada 30 minutos ou 1 hora.

:: Não cruze as pernas.

:: Use o apoio para os pés.

 

Além dessas dicas, também é importante:

:: Praticar uma atividade física – ajuda a melhorar a circulação.

:: Evitar excesso de sal – o sódio contribui para a retenção de líquido.

:: Pernas para cima – quando for descansar, deite com as pernas para cima apoiadas no sofá, em almofadas ou até mesmo na bola suíça (usada no pilates, geralmente), e fique por uns 15 minutos.

:: Meias de compressão – as meias ajudam a diminuir a pressão da gravidade sobre os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do sangue ao coração. É recomendável falar com um médico antes de usar.

:: Massagem – antes de dormir, massageie pernas e pés com movimentos circulares.

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Até a próxima semana.
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