Seu monitor está na altura correta?

computador tornou-se tão parte da nossa vida profissional e pessoal, que não imaginamos exercer alguma atividade sem utilizá-lo. Passamos horas a frente do monitor durante o trabalho e ainda usamos em nossa hora de lazer e descanso. Porém, ficar tanto tempo diante de um computador pode causar consequências a longo e médio prazo a nossa saúde.

O nosso corpo precisa se ajustar a diferentes posições a cada atividade que exercemos, para isso é preciso manter uma postura correta evitando lesões e doenças em algum momento. De acordo com o Ministério da Previdência, o problema por afastamento no trabalho está relacionado a má postura. Sentar de maneira errada acarreta diversos problemas para o corpo. A dor nas costas atrapalha a concentração, reduzindo a produtividade, além disso, a postura incorreta também causa dor de cabeça, dores nas pernas e em casos mais graves pode causar hérnia de disco. Abaixo algumas consequências da postura incorreta.

6 EFEITOS DA MÁ POSTURA

DOR DE CABEÇA
A má postura em frente ao computador pode ser um dos 200 diferentes tipos de dores de cabeça que existem. A postura errada, quando se está sentado, comprimi as raízes nervosas e o excesso de contração muscular nos ombros, pescoço, trapézio, por exemplo, podem causar a cefaleia (nome científico para dor de cabeça).

DOR NA LOMBAR
Nosso corpo tolera de maneira saudável uma mesma posição em média 20 minutos. Por isso, ficar sentado por muito tempo torna-se desconfortável. Permanecer em uma única posição diminui a elasticidade dos tendões e ligamentos musculares das costas, desta forma, o esforço causa desconforto e dores nas costas e pernas.

DORES NAS PERNAS
Ficar com as pernas dobradas por longo período ou cruzadas, dificulta o fluxo sanguíneo, assim o coração passa a bater mais rapidamente.

VOCÊ NÃO DEVE SENTAR DE PERNAS CRUZADAS! SAIBA OS MALES CAUSADOS.

DORES NO PESCOÇO E TRAPÉZIO
Ficar olhando na mesma direção por muito tempo e ainda com uma postura errada prejudica as articulares das vértebras cervicais. Também acontece quando há uma tensão na nuca, quando contraímos muito a região devido a algum esforço excessivo ou até mesmo por ansiedade e estresse.

BARRIGA SALIENTE
Sabe aquela barriguinha que está incomodando você? Pode ser por causa da sua postura. Quando a coluna vertebral fica curvada, devido a má postura, pode fazer com que os músculos da região do abdômen fiquem soltos e acabe originando uma saliência.

A ergonomia é a relação entre o ambiente de trabalho e o homem, sendo assim, tem como objetivo oferecer conforto ao trabalhador e prevenir acidentes e doenças específicas que citamos acima, e também a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). A NR 17, Norma Regulamentadora, do Ministério do Trabalho, tem como propósito melhorar as condições de trabalho. Desta forma, faz-se necessário que os equipamentos sejam ajustados as características físicas e psicofisiológicas do usuário em relação a atividade exercida.

Mas afinal, como deve estar ajustado o monitor para minha estação de trabalho, o que posso fazer para adequar a minha postura para que evite sofrer com dores nas costas?

A ALTURA IDEAL DO MONITOR
Diante do monitor, note se seus olhos estão na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça (somente os olhos).

A imagem abaixo ilustra a maneira que a sua postura deve estar relacionada a tela do monitor, cadeira, além dos braços e pernas.com-suporte-postura-correta-boa-postura-ergonomia_reliza

Percebeu que está na altura errada? Ficar com a cabeça inclinada para um dos lados, para baixo ou para cima por um período longo irá gerar desconforto para você.

Para ajustar a sua postura, vamos dar algumas dicas para corrigir e prevenir as dores nas costas e outras patologias.

SUPORTE MONITOR
O Suporte para Monitor Reliza faz a correção da linha de visão do usuário à tela do monitor, aliviando o esforço exercido sobre a região cervical e ajuda à evitar fadiga na lombar, nuca e pescoço. (Produto Ergonômico em conformidade com a NR 17 do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora – Ergonomia)).

Detalhes do produto clique aqui.

:: Favorece a ergonomia enquanto sentado

:: Mantém a tela na altura ideal dos olhos

:: Corrige a posição do pescoço e da coluna

:: Aumenta o espaço útil na mesa de trabalho

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SUPORTE PARA NOTEBOOK
Além das características ergonômicas, o Suporte mantém o notebook em um nível elevado da mesa, permitindo a livre circulação do ar abaixo do aparelho (refrigeração), ajudando a evitar o calor excessivo dos componentes internos ou até mesmo o superaquecimento do aparelho. (Produto Ergonômico em conformidade com a NR 17 do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora – Ergonomia)).

Detalhes do produto aqui.

:: Corrige a linha de visão em relação ao notebook

:: Previne doenças ocupacionais (LER/DORT)

:: Evita a fadiga e tensão muscular

:: 5 níveis de regulagem de altura e de largura

:: Produto pronto para usar suporte-monitor-notebook-ergonomia-branco_1_reliza

Além da altura do monitor, é importante considerar também:

OMBROS
Procure deixar os ombros relaxados.

BRAÇOS
Os cotovelos devem estar levemente esticados. É importante utilizar as articulações de ombros e cotovelo do que movimentar só o punho. Utilizar apoio para o mouse (mousepad) e teclado ajudam a manter o punho estável. Caso a sua mesa não tenha a profundidade correta para os braços, você poderá usar o apoio para antebraços.

PERNAS E PÉS
O ideal é manter a perna levemente alta, sem pressionar as coxas contra a cadeira, formando um ângulo de 90 graus em seus joelhos. Evite ficar com a perna dobrada, cruzada ou sentar sobre ela para não comprometer a circulação sanguínea. Os pés devem estar apoiados por completo ao chão ou no apoio para os pés para manter a postura correta e aliviar a pressão nas pernas, nunca nas pontas dos pés ou nos pés da cadeira.

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Até a próxima semana.
Abraços 🙂

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