Smartphone e tablet estão prejudicando a sua postura

 

Passamos mais de 4 horas usando o celular e isso quer dizer, que em média acessamos nosso smartphone 150 vezes por dia. Mas por trás de toda a conveniência que um dispositivo móvel nos proporciona, precisamos ficar atentos a nossa postura durante o uso.

 


VOCÊ JÁ PERCEBEU A SUA POSTURA QUANDO ESTÁ USANDO O SMARTPHONE OU TABLET?

 

Se você está lendo este post no celular ou no tablet, com certeza, você está com o seu pescoço inclinado para baixo, certo? E saiba que esta postura está sobrecarregando seu pescoço suportando um peso de 12 quilos, caso esteja em um ângulo de 15 graus, e se você está em um ângulo de 60 graus, está suportando até 27,2 quilos.

Quando ficamos por pouco tempo nem percebemos, mas se você passar por mais tempo nesta posição com certeza sentirá dor no pescoço, dor de cabeça, ombros e cervical.

Pesquisas revelam que a nossa postura está mudando devido ao uso frequente de smartphones e tablets. Inclusive até existe um termo intitulado de “O problema do iCorcunda”, estudo do fisioterapeuta da Nova Zelândia, Steve August (publicado no site da Associação Médica da Nova Zelândia). Já o coordenador de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Fernando Cocco, chama de a “geração da cabeça baixa”. Estamos caminhando para uma geração de corcundas e o número de atendimentos em clínicas de ortopedia tem aumentado gradativamente.

Segundo o site O Globo, os atendimentos ligados a problemas na coluna cervical aumentou em até 40%.

 


POSTURA INCORRETA AFETA HUMOR 

E não bastasse estar gerando novos corcundas, a postura incorreta enquanto usa um dispositivo móvel está afetando também o humor das pessoas. Segundo uma publicação do New York Times do professor Amy Cuddy da Escola de Negócios de Harvard, existe uma relação direta entre postura e percepção de humor. Quando você olha uma pessoa encurvada geralmente dá a impressão que esta pessoa está passando por problemas ou não está bem – quando sentimos medo ou temos uma sensação de impotência ou ainda estamos tristes, assumimos a mesma postura.

Um estudo brasileiro, intitulado “Avaliação da Postura e Imagem Corporal” realizado pela USP, concluiu que pacientes deprimidos são mais propenso a dobrar o pescoço e os ombros, tornando perceptível por outros e nos afeta emocionalmente.

Ainda sobre a publicação de Amy Cuddy ele afirma que os smartphones são mais drásticos em relação a nossa postura que livros ou revistas, por reter nossa atenção constante e de olharmos para o dispositivo com a cabeça inclinada mesmo enquanto andamos.

 


 O QUE FAZER PARA AMENIZAR OS PROBLEMAS DE COLUNA E DORES NO PESCOÇO?

 

Calma, você não precisa deixar de usar o seu smartphone ou tablet, até porque não conseguimos mais passar nem algumas horas sem eles, não é?

# Use o celular sempre na altura dos olhos, evitando a curvatura da cervical.

# Se você passa horas usando o celular, faça uma pausa depois de 30 minutos para que a musculatura descanse.

# Evite usar o tablet no colo, esta postura está forçando a sua cervical. Posicione-o em um local que consiga deixar na altura dos seus olhos, caso não seja possível, use uma almofada ou suporte para que reduza a inclinação da cabeça.

 

Ahh! Além de cuidar da nossa postura, os nossos dispositivos também merecem cuidados 😉
Dá uma espiada em nossa linha de acessórios em neoprene para celular e tablet.

 

Ainda não curtiu a nossa fanpage? Passa lá 😉 www.facebook.com/reliza.brasil

Imagem: Freepik

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos

Pedidos recebidos até 14/12 serão entregues em 2018 (exceto personalizados e grandes contas). Faça já seu orçamento. Dispensar