Trabalha em pé? Saiba por que você precisa usar o Tapete Antifadiga

 

Você já está sabendo que as empresas estão sendo fiscalizadas devido às adequações no chão? Se você trabalha em pé na linha produção por horas, por exemplo, precisa ter uma estação de trabalho ergonomicamente adequada, assim como para quem trabalha sentado. O Ministério do Trabalho está visitando as empresas e verificando as condições do piso e, para isso, temos uma dica para que a sua empresa esteja de acordo com as normas e você seja assistido.

Quem passa todo o período de trabalho em pé, sabe o desconforto que é ficar horas nessa posição. A Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia prevê para esses colaboradores intervalos de 15 minutos para quem tem uma jornada de 6h, e 1h entre intervalo e refeição para quem tem 8h de trabalho. Mas sabemos que isso não é suficiente.

 

Continue lendo esse artigo e saiba as dicas que preparamos para você. Antes de continuar lendo, deixe seu e-mail abaixo para receber as novidades sobre ergonomia e neoprene.

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


OS PROBLEMAS CAUSADOS E REGIÕES DO CORPO AFETADAS

São diversos os problemas de saúde causados para quem trabalha em pé, podendo surgir lesões ou doenças ocupacionais a curto e a longo prazo. Você sente dor nas pernas e na coluna? Isso já é um alerta. É seu corpo avisando que você precisa ficar atento, corrigir os erros posturais e usar os equipamentos ergonômicos necessários.

Problemas circulatórios nas pernas e pés, além de dores na coluna e lombar com alterações posturais, e desgastes das articulações como artrose, são os maiores causadores. E se você é do time dos sedentários, os problemas se tornam ainda mais graves, por necessitar realizar um esforço físico maior.

A posição em pé, quando se fica por muitas horas, concentra muito sangue nas pernas, o que pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores. Quando a panturrilha está contraída, muito tempo parada, irá exigir mais do coração, pois o sangue que está na panturrilha irá subir. Se pensarmos em alguém que trabalha à frente de um balcão, sem se movimentar muito, sofrerá mais e sentirá mais cansada rapidamente do que uma pessoa que trabalha em pé, mas que se movimenta durante o período de trabalho.

A nossa Fisioterapeuta Ergonomista, Paola Arnold, da empresa Elabore Saúde, confirma:

Trabalhar em pé (estático) não só deixa o corpo mais cansado, mas também aumenta o risco de desenvolver vários problemas. Os maiores problemas são os circulatórios (nos membros inferiores), além de lombalgias (dor na região da coluna lombar), alterações posturais, artrose (desgaste das articulações) e principalmente dores na sola dos pés e panturrilhas. O sobrepeso e o sedentarismo favorecem ainda mais no aumento dessas dores.

Paola ainda acrescenta que as regiões afetadas são:

As regiões do corpo mais afetadas são: coluna lombar, membros inferiores de forma geral (articulações de tornozelo, joelho e quadril), panturrilhas e sola dos pés.


O QUE FAZER QUANDO SE TRABALHA EM PÉ?

É fato que sentado ou em pé por muito tempo não são posições que o corpo consegue aguentar. Em algum momento ele irá reagir com dores em alguma região do corpo. Mas é possível evitar problemas futuros e amenizar para quem já está sofrendo com alguma lesão.

Como sabemos, alterar ou adaptar a estrutura física de uma empresa requer um alto investimento, tempo de obra e que o prazo para adequações podem ser curtos. Sugerimos o uso do TAPETE ERGONÔMICO ANTIFADIGA INDUSTRIAL.

Fabrica-Trabalhador-Trabalho-em-Pe-Ergonomia

O Tapete Antifadiga Industrial é excelente para locais:

# Áreas de expedição de embalagens
# Operadores de máquinas
# Balcão de atendimento
# Salas de aula – professores
# Postos de segurança – guaritas
# Recepção de hotéis
# Check-out (supermercados)
# Linha de montagem
# Estações de trabalho e entre outros.


POR QUE USAR O TAPETE ANTIFADIGA?

A Fisioterapeuta Ergonomista afirma que o Tapete Ergonômico Antifadiga estimula a circulação sanguínea/retorno venoso em membros inferiores no trabalho em pé (estático ou pouco dinâmico), gerando assim um maior conforto osteomuscular, reduzindo a fadiga nos pés, pernas e coluna lombar. Além disso, previne câimbras e amortece impactos das articulações.

1. Possui função ergonômica e pode ser utilizado para quem trabalha em pé ou para quem trabalha caminhando no mesmo local.

2. Ativa a circulação sanguínea dos membros inferiores, reduzindo a fadiga, dores nas pernas, tornozelos, joelhos e coluna.

3. Reduz impacto nas articulações, o que estimula a concentração e consequentemente aumenta a produtividade.

4. Evita varizes.

5. Reduz o acidente de trabalho e o afastamento do trabalhador.

Tapete-Antifadiga-Industrial-Ergonomico-Ergonomia_Reliza

 

Além desses benefícios, é possível adquirir o Tapete Antifadiga com algumas especificações:

1. É possível personalizar no tamanho que preferir – sendo o tamanho padrão é 1000 x 700 mm.

2. Borracha vulcanizada.

3. Espessura de 3 mm.

Tapete-Antifadiga-Industrial-Ergonomico_Borracha-Vulcanizada_Aplicacao_Empresa_Trabalhador_Reliza

 

Conheça mais sobre o produto, clique aqui.


DICAS EXTRAS

1. Use um calçado confortável, que tenha sola macia e, de preferência, com amortecimento ou uma meia mais grossa (a meia grossa ajuda no amortecimento). Escolha um sapato que seja mais folgado, pois calçados apertados prejudicam a circulação e causam dores.

2. Faça alongamentos para pernas e joelhos antes de iniciar o trabalho, também durante o intervalo e quando estiver em casa.

3. Solte a cintura. Faça também alongamentos para soltar as articulares das pernas, fazendo movimentos circulatórios da cintura.

4. Fortaleça a lombar. Fazer abdominal fortalece e distribui melhor o peso da coluna.

5. Faça intervalos. É importante realizar as pausas, de 10 a 15 min a cada 1h ou 2h. Certifique-se na sua empresa os períodos de intervalos.

6. Equilibre o peso do corpo sempre nas duas pernas. Evite ficar jogando o peso para uma das pernas. Você desequilibra a coluna, forçando e provocando a dor.

 

Você, empresário/diretor, não deixe de proporcionar condições adequadas para sua equipe. E também evite dor de cabeça com a fiscalização do Ministério do Trabalho.

E você, trabalhador, converse com o seu chefe, apresente este conteúdo a ele, para que conheça os benefícios do nosso Tapete Antifadiga.

 

Agora que você já conhece os benefícios do Tapete e para que não tenha dor de cabeça com a fiscalização. Adquira em nossa loja virtual, clique aqui.

Precisando de orientação na área de Ergonomia, fale com a Elabore Saúde, clique aqui.

Até a próxima semana.

Seja o primeiro a comentar!

Comente!

Nossos Clientes

Vídeos de Produtos

Depoimentos